Minas Gerais lança mais duas rotas turísticas para fortalecer o turismo religioso no Estado; confira

A riqueza do turismo religioso em Minas Gerais promete ser protagonista, mais uma vez. Minas acaba de lançar na Travel Next 2025, maior evento B2B de turismo do Estado e um dos mais relevantes do Brasil, duas novas rotas turísticas que prometem transformar a experiência dos visitantes: a Rota Caminho da Agonia, que percorre municípios da Mantiqueira, e a Rota dos Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri. A iniciativa é do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Sebrae Minas.
O turista que tiver ávido por esse tipo de roteiro não vai se decepcionar e há também outros tipos de experiências em cada uma dessas rotas. O Caminho da Agonia é um trajeto de pouco mais de 60 quilômetros, na Serra da Mantiqueira, que oferece aos peregrinos um momento de fé, reflexão e contato direto com a natureza. A rota integra quatro cidades da região: Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá. Todas elas têm roteiros também para quem gosta de caminhadas, cicloturismo e contemplação das paisagens.
Já os Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri, foi criado em 2019. O projeto se consolidou após o mapeamento técnico que valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A rota passa pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar em um percurso de 42 quilômetros.
“O lançamento dessas duas rotas é um marco na consolidação de Minas como destino plural e competitivo. Elas traduzem a essência da nossa mineiridade, ao mesmo tempo em que oferecem experiências únicas que conectam espiritualidade, natureza, cultura e história. O turismo é uma das grandes forças de desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Leônidas de Oliveira.
As duas rotas religiosas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, do Sebrae Minas, que foi lançado em 2021. A iniciativa tem foco na melhoria da competitividade dos pequenos negócios locais, na estruturação produtos e destinos turísticos, qualificação dos empreendedores e fortalecimento das cadeias relacionadas ao turismo.
“O Sebrae Minas tem papel estratégico na estruturação dos destinos turísticos religiosos em todo o Estado. Em parceria com o governo estadual, atuamos desde o planejamento e qualificação dos empreendimentos locais até a promoção e comercialização dos destinos, garantindo experiências autênticas e bem estruturadas para os visitantes. Essa iniciativa contribui para valorizar tradições, ampliar o fluxo de turistas e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Durante a Travel Next Minas, realizada durante dois dias no Expominas, na Capital, empreendimentos que integram as rotas religiosas tiveram oportunidades de se conectar às agências de viagens, operadoras com chances de apresentar as experiências e fomentar negócios para impulsionar o turismo. A feira reuniu mais de 6 mil profissionais do setor e 800 marcas expositoras. (Com informações da Secult-MG)
Ouça a rádio de Minas