Variedades

Minas gera R$ 60 milhões em negócios na BTL Lisboa

Estande mineiro recebeu 60 mil visitantes ao longo de cinco dias da maior feira de turismo de Portugal
Minas gera R$ 60 milhões em negócios na BTL Lisboa
Estande Minas foi um dos mais concorridos da BTL Lisboa 2025, realizada entre 12 e 16 deste mês | Crédito: Marden Couto / Turismo de Minas

Minas Gerais não apenas encantou a BTL Lisboa 2025, a maior feira de turismo de Portugal e uma das mais prestigiadas do mundo, como também gerou R$ 60 milhões em negócios com a promoção dos seus destinos turísticos e produtos culturais em escala global. O estande mineiro recebeu 60 mil visitantes ao longo de cinco dias da feira, resultado de uma atuação integrada entre governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), patrocinadora da Cozinha Mineira na feira.

O Estado, segundo a governo, firmou sua posição com referência em turismo, cultura e gastronomia. A presença de Minas na feira, que foi realizada de 12 a 16 deste mês, foi marcada pela excelência e autenticidade da cozinha mineira clássica e contemporânea, que ofereceu 30.600 porções e doses ao público europeu, proporcionando uma experiência sensorial e cultural.

O café mineiro foi um dos grandes protagonistas da feira, com 7.200 doses servidas, de três das mais renomadas regiões produtoras do Brasil: Cerrado Mineiro, com destaque para a cidade de Patrocínio, que apresentou cafés de corpo intenso e notas doces, símbolo de excelência mundial; Caparaó Mineiro, com cafés de altitude, acidez cítrica e aroma floral; e Mantiqueira de Minas, com cafés premiados internacionalmente, de notas complexas e sabor equilibrado.

O público internacional também foi conquistado pelo Queijo Minas Artesanal, oferecido em 5.200 porções, proveniente das 10 regiões queijeiras de Minas Gerais, todas reconhecidas pela Unesco como detentoras do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Cozinha Show, com a criatividade das chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, serviu 3.500 pratos ao vivo, com receitas como carne de lata com chutney de jabuticaba e broa cremosa com doce de leite e farofa de baru, em uma fusão entre tradição e sofisticação.

“Cada alimento servido, cada café, cada pedaço de queijo foi uma forma de apresentar Minas Gerais em sua essência. Estar na BTL com essa grandiosidade é colocar Minas no caminho do futuro, projetando nossa arte, nossa cozinha e nosso turismo como diferenciais globais. Minas está pronta para o mundo, e o mundo, agora, quer viver Minas Gerais”, celebra o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Mais novidades

Durante a BTL Lisboa, foram anunciadas novidades como o aumento da frequência de voos da TAP entre Lisboa e Belo Horizonte, fortalecendo a ligação entre Minas e a Europa, além da inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, marcada para 24 de maio, que reforça o investimento internacional no patrimônio histórico. Houve também a primeira parceria oficial com o Governo de Moçambique nas áreas de cultura e turismo, promovendo intercâmbio entre povos unidos por laços históricos e culturais.

“O mundo reconheceu o sabor, a cultura e a hospitalidade mineira. Na BTL, mostramos que Minas Gerais é um destino internacional. Minas não é só um estado, é uma experiência viva que agora conquista o mundo”, conclui Leônidas de Oliveira. (Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas