Minas Gerais já conta com Casa dos Açores

A Casa dos Açores de Minas Gerais foi oficialmente lançada, no último dia 26, em Belo Horizonte, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, evento que marcou uma importante realização para as relações entre as duas regiões. A Capital sediou também o VIII Encontro Açores-Brasil, que reuniu representantes das oito Casa dos Açores existentes no País no último domingo (27),
A nova entidade nasce com o propósito de resgatar, preservar e valorizar a contribuição açoriana para a formação de Minas Gerais desde o século XVIII, além de fortalecer os laços culturais, sociais e econômicos entre os Açores e o Estado. Quem assume a presidência é o advogado, empresário, jornalista e escritor luso-brasileiro, Cláudio Luciano Valença Motta.
Segundo ele, a ideia surgiu a partir de pesquisas genealógicas que revelaram a presença açoriana em Minas desde 1723, com registros inéditos de famílias açorianas, como as históricas “Três Ilhoas”, que originaram linhagens como os Junqueira, Meireles, Resendes, entre muitas outras.
O projeto conta com o apoio do Governo dos Açores e já nasce com papel ativo na rede global das Casas dos Açores. Segundo o secretário regional das Comunidades, José Andrade, a nova casa representa “um ponto de chegada e de partida, reforçando as conexões transatlânticas e promovendo parcerias culturais e empresariais”.
A sede da Casa dos Açores de Minas Gerais contará com galeria cultural, biblioteca temática, auditório e espaço para eventos, funcionando como um polo dinâmico de cultura, negócios e intercâmbio. “Esta é uma Casa de todos, construída com memória, amor e visão de futuro”, afirma Cláudio Motta.
A inauguração teve a parceria do Hotel Mercure BH Savassi , atualmente sob a gestão de Fernanda Duarte, que tem se consolidado como referência em hospitalidade e valorização da cultura local. “O hotel atua como parceiro estratégico da nova Casa dos Açores, oferecendo suporte logístico e simbólico às iniciativas de integração cultural e turística, reafirmando seu compromisso com projetos que conectam tradição, território e experiência”, revela o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seção Minas Gerais (Abrajet-MG), Antônio Claret Guerra,
Já o presidente da Casa dos Açores agradeceu a receptividade. “A excelência na hospitalidade e a reconhecida competência na gestão fazem do Hotel Mercure Savassi uma referência em qualidade e bem-receber na capital mineira. Essa parceria engrandece ainda mais o êxito institucional dos eventos e reafirma os laços de confiança entre os setores público, privado e comunitário no fortalecimento das relações entre Minas Gerais e os Açores”, finaliza Motta.
Ouça a rádio de Minas