Variedades

Minas Junina 2025 amplia circuito cultural; conheça os municípios participantes

O projeto é considerado uma política pública que valoriza e promove a cultura popular e tradicional em todas as regiões do Estado
Minas Junina 2025 amplia circuito cultural; conheça os municípios participantes
Foto: Leo Bicalho

Mais de 400 municípios mineiros vão participar das celebrações da Festa Junina deste ano por meio do Minas Junina 2025, lançado nesta segunda-feira (26). O apoio do governo do Estado acontece por meio do fomento direto via editais regionais, da valorização dos patrimônios imateriais ou por recursos do ICMS Cultural.

O Minas Junina 2025 é um programa inédito no País, integrado ao Descentra Cultura, e é considerado uma política pública que valoriza e promove a cultura popular e tradicional em todas as regiões do Estado. O projeto também busca descentralizar a promoção cultural, articulando os municípios, artistas e comunidades no maior circuito junino já realizado no Estado.

Em 2024, segundo dados a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a captação via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LeiC) chegou a R$ 159 milhões, mobilizando projetos nas seguintes áreas:

  • festas populares
  • quadrilhas
  • reinados
  • congados
  • folias
  • diversas áreas e expressões artísticas.

“O Descentra Cultura é uma política integral, que vai da base, com o apoio técnico e os editais, até a promoção, comunicação e valorização da cultura nos palcos da capital e do interior. É uma engrenagem viva que movimenta todo o sistema de cultura e turismo de Minas Gerais, unindo planejamento, diversidade, protagonismo territorial e mineiridade”, afirma o secretário da Secult-MG, Leônidas de Oliveira.

Com a destinação inédita de 30% dos recursos públicos para a cultura popular e tradicional, Minas Gerais se afirma como referência nacional em políticas culturais democráticas, inclusivas e territorializadas.

apresentação Minas Junina Festa Junina 2025
Foto: Leo Bicalho

Veja a programação do Minas Junina 2025

Em Belo Horizonte, o Arraiá da Liberdade, promovido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), acontece nos jardins do Palácio da Liberdade entre os 27 e 29 de junho.

Dezenas de grupos de quadrilha, congos, catopês e outras expressões vindas de todas as regiões do Estado ocuparão o espaço, celebrando o ciclo junino como momento de encontro, fé, arte e mineiridade.

O Minas Junina 2025 reforça ainda o reconhecimento das Congadas como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Em 2025, o Estado amplia os investimentos nas tradições afro-mineiras com editais exclusivos e apoio técnico por meio do Programa de Proteção da Cultura Afro e do Descentra Cultura.

apresentação Minas Junina Festa Junina 2025
Foto: Leo Bicalho

Protagonismo do interior

No interior do Estado, o Minas Junina reforça a atuação na transformação social e cultural. Em Pavão, no Vale do Mucuri, o Forró do Regaço movimenta moradores e visitantes com shows, danças e comidas típicas.

Piranguinho, no Sul de Minas, realiza a 18ª Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, celebração reconhecida como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.

O Festival Junino de Paraopeba, na Região Central, já se consolidou como evento de grande apelo regional, enquanto o 1º Juninão na Praça, em Rio Paranaíba, estreia com expectativa de se tornar referência no Alto Paranaíba.

Municípios como Itinga, Janaúba, Jequitinhonha, Lagoa da Prata, São João Nepomuceno, Pedra Azul, Monte Azul e outros mostram a força das manifestações culturais locais, com festas que unem fé, música, dança e identidade.

Com informações da Agência Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas