Minas perde o publicitário Álvaro Rezende

Faleceu na manhã do último domingo (17), aos 85 anos, o publicitário mineiro Álvaro Costa Rezende. O fundador da RC Comunicação foi vítima de acidente doméstico que provocou uma hemorragia cerebral.
Conforme publicação no Instagram de sua filha Roberta Rezende, o corpo de Álvaro Rezende será velado nesta segunda-feira (18), das 14h às 18h, na Funeral House (avenida Afonso Pena, 2158). Não haverá sepultamento. Depois de cremado, as cinzas serão espalhadas sobre Belo Horizonte.
Além de Roberta, Álvaro deixou mais dois filhos, Danielle Rezende e Adolpho Resende Neto — hoje à frente da agência RC.
Fundação da RC Comunicação e do Sinapro-MG
Nascido em São Gotardo, na região do Triângulo Mineiro, aos 18 anos Álvaro Rezende iniciou sua carreira na comunicação em 1956, na extinta TV Itacolomi, do grupo Diários Associados.
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Começou como cameraman e transitou por diversas áreas, até chegar no departamento comercial, onde se tornou diretor e se apaixonou pelo mercado de publicidade, setor no qual viria a se tornar referência, sendo reconhecido mais de uma vez como “Publicitário do Ano do Colunistas” e de outras premiações.
Em julho de 1973, Álvaro Rezende fundou uma das agências mais premiadas do mercado, a RC Comunicação. A empresa mineira foi a primeira do ramo a ter um escritório fora do Estado, instalado em Brasília.
A RC Comunicação, ao longo de sua história, conquistou várias premiações, sendo eleita por diversas vezes como “Agência do Ano do Colunistas Centro-Leste”. Entre seus feitos, estão a assinatura do primeiro contrato com uma conta nacional, a Caixa Econômica Federal.
Atualmente, a empresa tem contratos com outras marcas ligadas ao poder público, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Empresa Municipal de Turismo de BH (Belotur), além de marcas renomadas como a Lojas Rede e o Boulevard Shopping.
Álvaro Rezende também era muito ativo em assuntos políticos. Ele foi um dos fundadores do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas (Sinapro-MG), além de ter sido presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) entre 1982 e 1989. Em 2014, também foi eleito presidente do Conselho Consultivo da entidade.
Legado para a propaganda mineira
O diretor comercial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Luiz Borel, lamentou a perda e fez questão de enaltecer o legado que Álvaro Rezende construiu para a propaganda mineira.
“Quando sentimos com mais intensidade a tristeza e a sensação da finitude da vida vindas de uma grande perda, é preciso manter vivas as memórias de quem partiu, sobretudo quando são exemplos de pioneirismo, coragem e afeto. Álvaro Rezende nos deixa, mas fica o grande legado que construiu e que o tornou um dos grandes nomes da propaganda mineira.
Ele, que não fugia dos desafios, não mediu esforços para levar a publicidade de Minas o mais longe possível no mercado brasileiro. Na implantação de um novo modelo de licitação do Governo, ajudou a quebrar o escudo paulista nas contas federais. Atitude corajosa de um mineiro incansável.
Esta foi uma de muitas ações em favor da união do mercado, que sempre incentivou e respeitou. Como fazem os grandes veteranos, recebia os recém-chegados com carinho e confiança, já que sabia que o crescimento só vem quando se dá espaço ao novo. Fica a saudade, o exemplo e a gratidão a esse profissional, e também ao ser humano, muito querido e admirado. Aos seus filhos, Adolpho, Danielle e Roberta, e a toda família, nosso incondicional apoio e sinceros sentimentos. Álvaro foi, e sempre será, uma pessoa especial na nossa memória”.
*Estagiário supervisionado por Will Araújo (editor)
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