Variedades

MinasTchê: cultura gaúcha movimenta BH até domingo (1°)

Evento se tornou um marco no calendário e reúne 100 expositores nesta edição
MinasTchê: cultura gaúcha movimenta BH até domingo (1°)
MinasTchê está sendo realizada no Mercado Distrital de Santa Tereza | Foto: Dione Alves/ MinasTchê

A 21ª edição da MinasTchê, tradicional feira gaúcha de varejo, já está movimentando Belo Horizonte desde a sexta-feira (23) e segue até neste domingo (1º) no Mercado Distrital de Santa Tereza, em Belo Horizonte. O evento, que se tornou um marco no calendário da cidade, reúne neste ano 100 expositores de diversos segmentos, impulsionando a economia com o empreendedorismo regional e gerando oportunidades de negócios.

Prova disso é que os visitantes podem encontrar uma vasta gama de produtos, desde alimentos e bebidas típicas do Sul do Brasil, como queijos, o famoso chocolate de Gramado, além de artesanato, vestuário e vinhos.

Um dos expositores da feira é a NostroSul, comandada pelo gaúcho Valmeri Luis. Segundo ele, a marca é conhecida pelo seu vasto mix de rótulos que ele mesmo faz questão de selecionar para expor anualmente na MinasTchê. “Tem muitos anos que a gente participa da MinasTchê, que valoriza a nossa cultura e expressa a nossa tradição. E, desde a primeira edição, trazemos do Rio Grande do Sul produtos com marca própria, que desenvolvemos ao longo do tempo pela nossa família. São produtos que eram produzidos antigamente somente para consumo próprio. Depois, colocamos para comercializar. Então, nós temos vinhos, salames e alguns tipos de queijos”, comenta.

Segundo ele, o evento é uma agenda anual e estratégica para a expansão dos negócios da empresa sulista. “Fazemos muita clientela aqui e depois mantemos com as vendas pelo site. E, esse movimento vem numa crescente, pois fidelizamos o cliente mineiro que sempre é bem receptivo com os nossos produtos. Não é por nada que temos um carinho especial por Belo Horizonte. Vendemos muito bem aqui e o retorno é excelente”, comemora o empreendedor que espera movimentação intensa em vendas até o último dia de feira.

Para o organizador do evento, Sérgio Silva, pela tradição já existente em torno do nome do evento MinasTchê, ele não se caracteriza apenas como uma feira como ocorria nos primeiros anos. Segundo ele, é um encontro de culturas, de pessoas e também espaço dedicado ao fomento da economia. “É uma experiência imersiva que transporta os visitantes para o universo das tradições e riquezas do nosso Rio Grande do Sul. A diversidade é a marca registrada da nossa programação, seja pelo artesanato de primeira, sejam pelos itens de indústria têxtil, couro e calçados que são bastante procurados, ou pelos sabores autênticos dessa terra sulista”, elenca.

A tradicional costela de chão é um atrativo à parte na feira. Destaque de praticamente todos os anos na praça de alimentação, o jeito gaúcho de fazer a também a conhecida costela na brasa, garante uma carne extremamente macia e saborosa ao público visitante. “Trazer essa cultura para cá, expressa uma tradição que precisa ser mostrada, pois ela é comum lá, mas aqui é um grande atrativo. A partir do momento que ela vem para a feira, vemos o quanto os mineiros passaram a apreciar a costela de chão”, finaliza Sérgio Silva.

MinasTchê

Mercado Distrital de Santa Tereza
Rua São Gotardo, 273 – Santa Tereza
Terça a sexta-feira – 16h às 22h
Sábado (31) e domingo (1º/6) – 12h às 23h

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas