Variedades

MIS Cine Santa Tereza recebe 1ª Mostra Cílio, com animações para toda a família

Evento apresenta dez animações com diversas técnicas e estilos
MIS Cine Santa Tereza recebe 1ª Mostra Cílio, com animações para toda a família
Animações da “Cílio” apresentam diversas técnicas e estilos | Crédito: Divulgação Bruno de souza

O MIS Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, traz neste sábado (3), a partir das 16h, a abertura oficial da 1ª Mostra Cílio – Circuito de Linguagens Originais. É um evento que apresenta dez animações com diversas técnicas e estilos, assinadas por artistas de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. Os trabalhos são voltados para o público em geral, sobretudo para a infância e juventude, mas a coordenação garante que é uma programação para toda a família.

A Cílio é gratuita e será exibida em seis espaços da capital mineira: MIS Santa Tereza; Usina de Cultura; Centro Cultural Venda Nova; Centro Cultural Bairro das Indústrias; Centro Cultural Salgado Filho e Centro Cultural Padre Eustáquio.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Cristina Coutinho, a intenção é criar um novo espaço de difusão de linguagens que se distanciam do comercial, abrindo oportunidade para a divulgação, sobretudo, do trabalho de jovens realizadores independentes. “A mostra é um espaço para experimentação de novas técnicas e conceitos diversos, às vezes, inusitados, para ampliar o campo de visão e de informação do espectador”, diz.

Esta edição da mostra é voltada para o público infanto-juvenil, mas Ana Cristina adianta que não significa que sejam animações infantilizadas. “Pelo contrário. Qualquer idade pode se deleitar com a programação. A classificação é livre”, afirma. A cada sessão, o público assiste às dez animações da mostra competitiva e, ao final, escolhe, entre os candidatos, a obra que mais gostou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o curador Sávio Leite, conhecido pela realização do Múmia (Mostra Mundial de Animação), a seleção da 1ª Mostra Cílio retrata perfeitamente questões que envolvem o Brasil e sua diversidade. “Os filmes apresentam uma arte vibrante, livre, criativa e estimulante. As animações passam por várias técnicas e estilos. O principal critério de seleção usado foi a qualidade das produções, cada vez mais sofisticadas e antenadas com as grandes questões globais, como a natureza e a política, mas de uma maneira lúdica”, contextualiza.

Todas as informações sobre horários, as animações e os endereços estão no Instagram e também no Youtube da mostra: @mostracilio. É até o dia 17 de agosto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas