MM Gerdau apresenta concerto do Ars Nova

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade – voltará a funcionar aos domingos. Para celebrar a data, o espaço recebe, neste domingo (3), o concerto musical do Ars Nova – Coral da UFMG -, com a apresentação do repertório “Ars Nova no Museu”. O concerto terá início às 13h, logo após a abertura dos portões do Prédio Rosa, que acontece às 12h. A entrada é gratuita e o evento é aberto a todos os públicos.
O museu também retoma seu horário normal e funcionará de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, e nas quintas-feiras, das 12h às 22h. Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, comenta sobre a importância do retorno às atividades presenciais no espaço. “É um momento especial para o museu e para o Prédio Rosa, que este ano completa 125 anos. Ao longo da pandemia, ajustamos o funcionamento do MM Gerdau seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária e, nos últimos meses, o museu voltou a funcionar de forma progressiva. É gratificante poder retomar o nosso horário de funcionamento habitual e reabrir o museu aos domingos, garantindo ao nosso público mais um dia da semana de acesso às nossas programações, exposições e acervo”, destaca.
A série de concertos “Ars Nova no Museu” apresenta um repertório formado por diversas canções populares brasileiras e internacionais. A proposta foi pensada na finalidade de aproximar o coro a um público geral, que vai além dos ouvintes e apreciadores da música erudita. A seleção das obras se baseou nos mini concertos e coros virtuais, que foram produzidos à distância durante o período de isolamento social e uniram as gravações individuais de cada corista por meio da edição de vídeo.
Dentre as várias canções populares, estão clássicos da MPB, como a canção “Apesar de Você” de Chico Buarque, além de um medley de Milton Nascimento, arranjado pelo maestro Lincoln Andrade e apresentado como homenagem ao encerramento da carreira do músico. O concerto também apresentará canções que foram gravadas exclusivamente pelo Ars Nova, como “Ponto de Oxum Yemanjá”, composta pelo maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (regente do coro por mais de 40 anos) e “Baião Armorial”, de Maurício Detoni e Etel Frota, vencedora do concurso de composição promovido em 2020 pelo Ars Nova.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.
Ouça a rádio de Minas