MM Gerdau faz nova edição do Férias é no Museu

Até 20 de janeiro, sempre de terça-feira a domingo, com atividades de manhã e de tarde, o MM Gerdau, na Praça da Liberdade, apresenta a nova edição do “Férias é no Museu”. O projeto, destinado às crianças e familiares, tem como proposta oferecer um programa de atividades para desenvolver a mente científica, pesquisadora e artística dos participantes, por meio de oficinas e atividades lúdicas, que abordam aspectos técnicos.
Neste ano, “O Férias é no Museu” levará as crianças e seus familiares a descobrirem conceitos sobre pigmentos minerais e a formação e usos da argila, com muita diversão e estímulo para criarem por meio do imaginário das histórias!
Especialmente nesta edição, o MM Gerdau traz ao público uma versão das atividades do projeto social “O Museu Atravessa a Cidade”. Desenvolvido pelo setor educativo do museu, o projeto atende crianças da faixa-etária entre três e cinco anos, em escolas da rede municipal de Belo Horizonte.
O público poderá ter a experiência contada em uma narrativa construída a muitas mãos, não apenas pelo educativo, mas pelas figuras históricas representadas em cada contação de história que nos ensinam diferentes técnicas e ofícios.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Papo em Pauta”
O ambiente escolar representa uma importante instância de aprendizado, socialização e interação com a alteridade. Entretanto, quando barreiras e atitudes capacitistas colocam em risco o caráter construtivo da experiência educacional, estes espaços podem contribuir diretamente para a perpetuação da exclusão social de pessoas com deficiência.
Em um novo episódio do podcast “Papo em Pauta” (já disponível), que trata do compartilhamento de saberes de maneira acessível e inclusiva, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe Dinalva Andrade, atriz, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e doutoranda em estudos de linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE em 2022, a população com deficiência no Brasil, considerando as pessoas a partir de dois anos de idade, foi estimada em 18,6 milhões, o que corresponde a 8,9% da população desse grupo etário. A pesquisa apontou que apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o ensino médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência completaram esse nível de instrução.
Doação de materiais escolares
Com o objetivo de colaborar para um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, o DiamondMall será um dos postos de coleta para a campanha solidária “Volta às Aulas”, desenvolvida em parceria com o SSA-Servas.
A ação acontece até o dia 29 de fevereiro e tem como meta a arrecadação de 20 mil itens de material escolar, que serão distribuídos a instituições que atendem crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis em Minas Gerais. Para receber os donativos, o mall disponibilizou um espaço no Piso L1 (em frente ao Verdemar), onde poderão ser ofertados materiais como cadernos, lápis, canetas, borrachas, apontadores, réguas, tesouras, colas, lapiseiras, marca-textos, mochilas, estojos, merendeiras, pastas, entre outros. Doações financeiras também podem ser realizadas através do Pix [email protected].
Além do apoio da sociedade civil, a campanha visa mobilizar recursos por meio de parcerias com empresas e, com a arrecadação total, atender 20 instituições socioassistenciais. A iniciativa busca impactar positivamente as comunidades atendidas, melhorando o desempenho escolar, reduzindo a evasão, aliviando o estresse nas famílias e fortalecendo a comunidade.
Orquestra Inhotim
As inscrições para a seleção de instrumentistas para compor o quadro de bolsistas da Orquestra Inhotim neste ano estão abertas até 31 de janeiro. Formada por jovens profissionais de Minas Gerais, graduados ou graduandos em escolas de música e cursos superiores, a Orquestra Inhotim é composta por 25 integrantes e se dedica a um repertório contemporâneo.

O objetivo da ação é a qualificação artística dos bolsistas integrantes por meio de workshops, masterclasses, simulados de audições, ensaios regulares e apresentações públicas, além de turnês formativas e serviços de orientação profissional. São oferecidas 12 vagas na categoria de violino, cinco vagas para viola, cinco vagas para violoncelo, uma vaga para contrabaixo, uma vaga para regente assistente e uma vaga para arquivista.
Podem participar da seleção músicos de 15 a 30 anos, residentes em Minas Gerais. As inscrições, isentas de taxas, devem ser realizadas até as 23h59 do dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo de formulário digital disponível no site do Inhotim. A participação na Orquestra Inhotim pode ser renovada em processos de audição anuais, limitada ao período máximo de três renovações.
O candidato selecionado para a Orquestra Inhotim receberá bolsa de estudo no valor de R$ 1.200,00 mensais por dez meses contínuos, como incentivo à sua formação profissional e dedicação à programação da orquestra.
Ouça a rádio de Minas