Variedades

MM Gerdau une cozinha e ciência

MM Gerdau une cozinha e ciência
Crédito: Guilherme Lana - Divulgação

Neste mês de agosto, a programação do MM Gerdau oferece atividades que unem duas áreas: a cozinha mineira e as ciências. A partir do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o museu realiza três ações, todas acessíveis em Libras, relacionadas ao tema e à proposta da instituição. A data homenageia o nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza as atividades especiais relacionadas aos caminhos contemporâneos do patrimônio e seus novos horizontes, integrando a programação realizada pelo Circuito Liberdade, Iepha e a Secult.

A primeira atividade será o bate-papo “Café, Queijo e Ciência”, no dia 17, terça-feira, às 19h. Por meio do canal do MM Gerdau no YouTube, o público terá a oportunidade de acompanhar essa edição do programa CoMciência que, em parceria com a Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, promove uma conversa sobre a ciência na produção de dois ingredientes fundamentais para a culinária do nosso estado: o café e o queijo. O debate contará com a presença da jornalista Fernanda Fabrino, do agrônomo Marcelo Malta e do pesquisador Júlio de Paula.

Já no dia 18 de agosto, também às 19h, o YouTube do MMGerdau apresenta o bate-papo “Memórias do Museu: o Prédio Rosa e o acervo mineral”. Centrada no Patrimônio Histórico e no acervo mineralógico do Professor Djalma Guimarães, a conversa será conduzida por Michele Arroyo, historiadora e doutora em Ciências Sociais, e por Vitória Régia, doutora em Geologia Geral e Aplicada. A mediação ficará por conta de Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.

Para finalizar o ciclo de conversas, em 19 de agosto, também às 19h, acontecerá ao vivo na Twitch TV e no YouTube do MM Gerdau a aula show “Mixologia molecular: Nem tudo é o que aparece”. O encontro, que contará com a participação do perfil Caneca Sincera, voltado para apreciadores de café, e da mixologista Marcela Azevedo (foto), criadora d’A Cachaçaria Itinerante, vai apresentar uma reflexão sobre a relação da mixologia com a ciência. Ingredientes mineiros, como o café, o queijo e a cachaça serão as estrelas da apresentação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas