Morre ex-presidente do BDMG Marcelo Bomfim

O executivo Marcelo Bomfim, ex-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e vice-presidente de governo na Caixa Econômica Federal, faleceu nesta sexta-feira (5). O executivo será velado neste sábado (6), no Funeral House, em Belo Horizonte, de 9h às 12h. Já o sepultamento será no Cemitério Parque da Colina, às 13 horas.
Mineiro de Tarumirim, na região do Rio Doce, Bomfim atuou durante 33 anos como funcionário de carreira na Caixa, onde, por 19 anos, foi superintendente Regional na Capital, Região Metropolitana e em todas as regiões de Minas Gerais.
Depois, no BDMG, atuou como diretor-presidente de janeiro de 2022 a março de 2023. Já em abril de 2023, voltou à Caixa, desta vez, no cargo de vice-presidente de governo do banco, onde atuava até a data de sua morte.
Formado em Direito e especialista em Gestão Pública, também auxiliou inúmeros municípios nos repasses de recursos do Orçamento Geral da União, financiamento, além de ser vocacionado para a capacitação de entes públicos.
Bomfim se destacou como um grande municipalista e reforçava sua proximidade com os prefeitos mineiros. Não por acaso, em junho de 2022, recebeu a Medalha do Mérito Municipalista Celso de Mello Azevedo, conferida a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento dos municípios e cidadãos mineiros.
Em nota, o BDMG lamentou a perda de Bomfim. Confira:
O BDMG recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do ex-presidente Marcelo Bomfim, ocorrido nesta sexta-feira (5/4). Marcelo deixa um legado de resultados expressivos na história do Banco e de contribuições relevantes para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Durante a sua gestão, entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023, Marcelo Bomfim reforçava a filosofia de que é possível ter efetividade com afetividade, e foi essa marca de respeito e cordialidade que deixou entre os colaboradores do BDMG. […]
Em nome de todos os colaboradores do BDMG, o presidente Gabriel Viégas Neto registra condolências a toda família, amigos e colegas de trabalho. “É uma notícia que deixa a todos profundamente consternados. Nós do BDMG lamentamos essa partida tão precoce. Não posso deixar de registrar as grandes conquistas alcançadas durante sua passagem pelo Banco e sua atuação em pautas como a sustentabilidade e o fortalecimento da presença do Banco não só em todas as regiões de Minas, como também internacionalmente. Marcelo foi uma referência de gestor, parceiro e amigo por onde passou”.
O BDMG agradece pela forma como se dedicou ao Banco, pela generosidade e atenção que sempre demonstrou a cada um dos colaboradores.
Caixa emite nota de pesar
A CAIXA lamenta profundamente a morte do vice-presidente de Governo, Marcelo Ângelo de Paula Bomfim, e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos.
[…] Marcelo Bomfim foi empregado de carreira da CAIXA por 33 anos e teve atuação de destaque como superintendente regional em Minas Gerais por 22 anos.
Em 2023, tomou posse como vice-presidente do banco, sendo uma referência para os empregados e liderando com excelência a atuação da CAIXA como principal parceira do Governo Federal na execução de políticas públicas.
CDL/BH: “Aliado do empreendedorismo”
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) também a perda e destacou a trajetória de Bomfim.
“Ao longo da sua trajetória, Marcelo sempre foi um aliado do empreendedorismo e buscou, com ações concretas, fortalecer a presença dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico e social do País. Era um amigo da CDL/BH, com quem tivemos a oportunidade de concretizar diversas parcerias em prol dos nossos associados”, disse a entidade em nota.
Entidades, autoridades, políticos, colegas e ex-colegas de trabalho prestam homenagens nas redes sociais
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), enalteceu a postura de Bomfim enquanto profissional.
Ele ainda exerceu os cargos de superintendente regional da CEF, em Minas, e presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Aos familiares, amigos e admiradores, externo meus sentimentos.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) April 5, 2024
O governador Romeu Zema (Novo) falou sobre a contribuição de Bomfim para o desenvolvimento do Estado.
Lamento o falecimento de Marcelo Bonfim, ex-presidente do BDMG e Vice-presidente de Governo da Caixa. Mineiro do Vale do Aço, contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso estado. Toda a minha solidariedade aos familiares e amigos.
— Romeu Zema (@RomeuZema) April 5, 2024
Da mesma maneira, o deputado federal, Newton Cardoso Jr (MDB), falou da jornada percorrida por Bomfim.
Com profundo pesar, lamento imensamente o falecimento do amigo Marcelo Bonfim, Vice-presidente da @Caixa Mineiro de Tarumirim, foi também Superintendente da @Caixa em Minas e Presidente do BDMG. Neste momento de dor e tristeza, deixo aqui o meu abraço fraterno aos seus familiares
— Newton Cardoso Jr. (@newton1510) April 5, 2024
E as homenagens se estendem por todos os canais.
O Sebrae Minas lamenta o falecimento nesta sexta-feira, 05 de abril, de Marcelo Bomfim, vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal e ex membro de nosso Conselho Deliberativo. pic.twitter.com/DmMgf2jPKL
— Sebrae Minas (@sebraeminas) April 6, 2024
Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Marcelo Bomfim, ex-presidente do BDMG e Vice-presidente de Governo da Caixa. Neste momento, nossos pensamentos e orações estão com sua família e amigos. Lembremos de sua vida por suas realizações, comprometimento, alegria e bondade.
— Professor Mateus (@ProfMateusMG) April 5, 2024
Bomfim atuou como superintendente regional da Caixa Econômica Federal, em Minas, e como presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). À família, amigos e todos que o admiravam, meus mais sinceros sentimentos.
— Igor Timo (@oficialigortimo) April 5, 2024
Com profundo pesar, lamento imensamente o falecimento do amigo Marcelo Bomfim, Vice-presidente da @Caixa Mineiro de Tarumirim, foi também Superintendente da @Caixa em Minas e Presidente do BDMG. Neste momento de dor e tristeza, deixo aqui o meu abraço fraterno aos seus familiares
— Newton Cardoso Jr. (@newton1510) April 5, 2024
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do vice-presidente da Caixa, Marcelo Ângelo de Paula Bomfim, um grande parceiro do Ministério das Cidades. Deixo aqui minha solidariedade e peço a Deus que conforte os corações da família e amigos nesse momento de dor. pic.twitter.com/slG1eZS7gN
— Jader Filho (@Jaderbfilho) April 6, 2024
Ouça a rádio de Minas