Morre o banqueiro Flávio Pentagna Guimarães

O banco BMG comunicou, na tarde de ontem, a morte do seu ex-presidente Flávio Pentagna Guimarães. O banqueiro morreu em Belo Horizonte, aos 94 anos. Guimarães exercia o posto de presidente do Conselho de Administração e também era o maior acionista da instituição financeira. O Banco de Minas Gerais, que depois veio a se tornar BMG, foi fundado em 1932 por seu pai, Antônio Mourão Guimarães.
A causa da morte não foi revelada até o fechamento desta reportagem. O comunicado de falecimento foi divulgado primeiramente pelo Coimbra Sports, clube de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), do qual o banco é mantenedor.
No Instagram, o clube publicou os seguintes dizeres: “Dr. Flávio Guimarães era pai do nosso diretor Ricardo Guimarães e dá nome ao Centro de Treinamento do grande time de Contagem. A diretoria, colaboradores e atletas do Coimbra se solidarizam com os familiares e amigos do Dr. Flávio. O clube decreta luto oficial de três dias”.
Durante a sua jornada como empresário no mercado financeiro, Flávio Guimarães enfrentou o desafio de popularizar soluções financeiras no País. O seu objetivo era que o BMG se tornasse um dos seis maiores bancos brasileiros. Para entrar nessa briga, apostou na criação de soluções simplificadas e inovadoras que pudessem gerar valor para a população por meio de empréstimos e outras modalidades de crédito.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao longo dessa corrida, o empresário fez com que o banco se popularizasse como desejava, tornando o BMG o pioneiro na oferta de crédito consignado, que democratizou o acesso a crédito com juros mais baixos em Minas Gerais, se expandindo depois pelo País.
Dr. Flávio, como era conhecido, foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia.
O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atua, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócio, logística e imobiliário, entre outros.
Flávio Pentagna Guimarães deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. A esposa Marina Ferreira Pentagna Guimarães faleceu em 10 de setembro de 1994. O sepultamento será realizado hoje, em Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas