Morre o jornalista José Maria Rabelo

O jornalista José Maria Rabelo faleceu nessa quarta-feira (29) aos 93 anos de falência múltipla dos órgãos. O velório acontece na Casa do Jornalista, das 14h às 20h.
Fundador do semanário Binômio, considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil, e exilado político por sua atividade jornalística, José Maria é natural de Campos Gerais, no Sul de Minas.
Em Belo Horizonte, José Maria Rabelo vendia anúncios para uma publicação chamada Cultura Magazine, que era do ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Washington Albino, que foi quem o levou para sua primeira experiência em uma redação de jornal.
José Maria Rabelo foi trabalhar como repórter no “Informador Comercial”, publicação do jornalista José Costa que se transformou no DIÁRIO DO COMÉRCIO.
No início dos anos de 1950, José Maria Rabelo ficou conhecendo o jornalista Euro Arantes, com quem fundaria o jornal Binômio, que circulou semanalmente, durante 12 anos, de 1952 a 1964.
O Binômio era um jornal posicionado à esquerda e tinha como características mais marcantes a ironia, o sarcasmo e o bom humor.
Ouça a rádio de Minas