Mostra CineBH terá abertura com aguardado ‘O Agente Secreto’

A 19ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte vai transformar a capital mineira em uma central cinematográfica entre os próximos dias 23 e 28 (terça-feira a domingo).
Com entrada franca, serão exibidos 101 filmes, entre curtas e longas-metragens, sendo 48 longas, um média e 52 curtas, distribuídos nos seguintes eixos:
- Território,
- Conexões,
- Vertentes,
- Praça, Homenagem,
- CineMundi,
- Diálogos Históricos,
- A Cidade em Movimento,
- Curtas Contemporâneos,
- WIP,
- Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema,
- Mostrinha,
- Abertura e um cine-concerto, em 71 sessões de cinema.
A abertura da mostra será com o aguardado “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, filme brasileiro escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026 e o mais premiado na competição de Cannes 2025, que conquistou os prêmios de melhor direção, melhor ator, Wagner Moura, e crítica. A primeira exibição em Minas será no Cine Theatro Brasil, na noite da próxima terça-feira (23).
A CineBH é espaço de exibição e reflexão com destaque para a produção latino-americana, promovendo o intercâmbio cultural e artístico entre realizadores e filmes do continente. A programação deste ano conta com narrativas que abordam questões sociais, políticas e culturais ao mesmo tempo em que propõem caminhos estéticos ousados, numa seleção diversificada de obras, muitas delas inéditas no Brasil.
A temática central deste ano – Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro? – reflete sobre a soberania cultural e política do cinema latino-americano e incentiva narrativas que rompam com o eurocentrismo.

Recorte latino-americano
A partir do tema central, a 19ª CineBH vai destaca 16 filmes nas mostras Território (competitiva) e Conexões, com produções de Brasil, Uruguai, México, Equador, Peru, Chile, Argentina, Porto Rico e Colômbia, várias delas em coproduções com países europeus e asiáticos.
A seleção privilegia títulos inéditos ou com pouca circulação no Brasil e explorando perspectivas únicas do continente, com curadoria de Cléber Eduardo, Ester Fér, Leonardo Amaral e Mariana Queen Nwabasili. A Mostra Território chega ao terceiro ano competitivo com filmes desafiadores, nos limites da linguagem e de realizadores de até três longas-metragens no currículo.
Já a Conexões, novidade desta edição, destaca a inventividade em formas amplas e serve de ampliação do panorama no continente a partir da visão dos curadores.
Mostrinha de Cinema
Para toda a família, tem a Mostrinha de Cinema, com sessões no Cine Petrobras na Praça e no Cine Santa Tereza. As sessões serão acompanhadas pelos personagens da Turma do Pipoca e intervenções circenses.
E o programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, conta com a curadoria de Ramina El Shadai com oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates com exibição de filmes brasileiros entre longas e curtas, programados para atender estudantes por faixas etárias (5 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 a 13 anos e a partir de 14 anos) no Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil e Cine Santa Tereza. As sessões são destinadas às escolas inscritas previamente pelo site cinebh.com.br.
Eixo cinematográfico
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
A programação completa está no site oficial do evento e também no Instagram @universoproducao.
Ouça a rádio de Minas