Mostra ‘Contos de Verão’ traz 30 filmes no Palácio das Artes entre janeiro e fevereiro

No cinema, o verão é uma estação amplamente elaborada por seu caráter transformador e pelas paixões avassaladoras. Conhecido pelo período de férias, o clima geralmente favorece a imersão dos personagens em si mesmos, desafiando-os a encarar o desconhecido. Tendo em mente essas características da estação mais quente do ano, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, vai apresentar a mostra “Contos de Verão”, de 17 de janeiro a 16 de fevereiro. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início da sessão. Os horários são variados.
Na programação, serão exibidos 30 filmes que exploram esse período como cenário transformador de emoções, encontros e mudanças. A curadoria reúne clássicos e obras contemporâneas de diversos países, destacando como a estação inspira narrativas marcantes. Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início das exibições.
Os filmes da mostra frequentemente exploram histórias coming of age, em que o verão se torna um elemento narrativo importante e transformador, fazendo com que os personagens vivenciem novas experiências e enfrentem mudanças cruciais. Entre os destaques, estão obras como “Me Chame Pelo Seu Nome”, de Luca Guadagnino, “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee, e “E Sua Mãe Também”, de Alfonso Cuarón. No dia 21 de janeiro, às 19h, o público poderá participar de uma sessão comentada do filme ”Conto de Verão”, de Éric Rohmer. A conversa será conduzida pelo crítico e pesquisador Luiz Fernando Coutinho.
“A curadoria da mostra buscou, sobretudo, promover a diversidade de perspectivas sobre o verão, com o objetivo de explorar diferentes dimensões dessa estação enquanto elemento narrativo. Por isso, vamos exibir filmes tão distintos como “Tubarão”, “Luz de Verão”, “Grease: Nos Tempos da Brilhantina” e “Thelma & Louise”. O objetivo é mostrar as diferentes facetas da experiência do verão, explorando como essa estação pode evocar uma gama de emoções e situações”, explica o produtor de programação da FCS, Rodrigo Azevedo.
A programação completa e os horários dos respectivos filmes podem ser conferidos no site da Fundação Clóvis Salgado.
Ouça a rádio de Minas