Variedades

Mostra de Cinema de Tiradentes faz 25 anos

Mostra de Cinema de Tiradentes faz 25 anos
Crédito: Leo Lara/mostra de cinema tiradentes/divulgação

Em 2022, a Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 25 anos de existência e será realizada de 21 a 29 de janeiro, no formato híbrido, com ações on line pela plataforma mostratiradentes.com.br e com atividades presenciais no Largo das Forras, Largo da Rodoviária e no Centro Cultural Yves Alves, seguindo os protocolos sanitários relativos à Covid-19. A mostra exibirá 169 filmes, homenageia o cineasta Adirley Queirós (foto) e discutirá o cinema em transição. A programação do evento, totalmente gratuita, terá longas, médias e curtas-metragens em pré-estreias, debates, rodas de conversa, Encontro com os Filmes e diversas outras atrações, seguindo todos os protocolos sanitários.

A cidade histórica será a capital do cinema brasileiro contemporâneo, abrindo o calendário audiovisual do ano. A programação abrangente e gratuita vai exibir filmes de 21 estados brasileiros (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens) em pré-estreias e mostras temáticas; participação de mais de 150 convidados no 25º  Seminário do Cinema Brasileiro (com debates, Encontros com os Filmes e rodas de conversa); 10 oficinas; além de performance audiovisual, exposições, lançamento de livros, teatro de rua e intervenções artísticas. 

“Esta edição representa um momento histórico em nossas realizações, porque além de adaptar a programação e adequar as estruturas para este cenário pandêmico, planejamos uma série de ações comemorativas aos 25 anos da mostra, que revisita essa trajetória, testemunha do surgimento da nova geração de realizadores e, a cada edição, apresenta um rico panorama da produção cinematográfica que se multiplicou, diversificou, se manifestou em atitudes, debates e em memoráveis obras de gênios talentosos da nossa cinematografia. A renovação é uma das marcas mais significativas que estampou o Brasil nas telas da Mostra Tiradentes e celebrar todas as conquistas revigora nossa alma”, ressalta a Raquel Hallak, coordenadora-geral.

A abertura acontece na noite de 21 de janeiro, a partir das 21h, com homenagem ao cineasta Adirley Queirós, apresentação da temática “Cinema em Transição” e exibição, em pré-estreia, de “Fragmentos de 2016 em dois episódios”, mais novo projeto de Adirley. O realizador do Distrito Federal será pauta central do debate a ser realizado no sábado e que vai tratar de sua trajetória junto a amigos e parceiros do homenageado: a cineasta Dácia Ibiapina, a montadora Cristina Amaral e o técnico de Som Direto Francisco Craesmeyer.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas