Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira

A 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada pela Universo Produção a partir de hoje e até 28 de janeiro. Além de ser um dos principais eventos do calendário cinematográfico do País, com exibições de filmes, mostras temáticas e premiação para produções estreantes, o festival ainda conta com ampla programação artística e cultural, graças à parceria cultural com a Fecomércio-MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais.
O Sistema Comércio, por meio do Sesc em Minas, apresenta uma programação gratuita com atrações musicais e cênicas para o público presente na cidade histórica. Paralelamente à agenda principal de sessões de cinema, oficinas, palestras e encontros ligados à Sétima Arte, músicos, DJs e artistas de outras áreas se apresentam no espaço Cine Tenda, montado na Praça da Rodoviária de Tiradentes, e em outras partes da cidade. O espaço do hub.S, voltado para a inovação das áreas de turismo e gastronomia do Senac em Minas, também sedia agendas importantes do evento, como o Fórum de Tiradentes.
Hoje, logo após a abertura oficial da mostra, o DJ David Maurity embala a noite do público com sua seleção musical. Integrante do Toda Deseo, coletivo artístico que aborda a temática de gênero de forma criativa e provocadora, ele será responsável pela discotecagem em todos os dias de programação da mostra no Cine Lounge.
As atrações musicais ao longo dos dias ainda incluem apresentações e performances. Ícone da musicalidade afro-brasileira, o mineiro Maurício Tizumba é a atração principal na noite de abertura. Amanhã, será a vez de diferentes linguagens visuais e experimentações se combinarem à música brasileira na performance da DJ Confusa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação musical apresentada pelo Sistema Comércio segue nos outros dias. No próximo dia 23, a banda Diplomattas sobe ao palco com o show “Uma Viagem Pela Música Preta”. O repertório que revisita canções icônicas da música negra brasileira e internacional, revela novas composições autorais do grupo e ainda inclui faixas presentes nos premiados filmes mineiros “Marte Um” (Gabriel Martins) e “No Coração do Mundo” (Gabriel Martins e Maurílio Martins), produzidos pela Filmes de Plástico.
Outro show marcado é do paraense Felipe Cordeiro, um dos principais nomes da música de seu estado na atualidade. No dia 24, ele apresenta sua sonoridade definida como pop tropical, mesclado por guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica.
O músico Rodrigo Borges também é destaque com o show “Clube da Esquina: 50 anos”, no dia 25. O projeto é uma homenagem ao icônico movimento musical mineiro, do qual seu pai, Marilton Borges, foi um dos integrantes. No dia seguinte, Adriana Araújo, uma das grandes vozes femininas do samba nacional contemporâneo, dá sequência à programação.
Antes do encerramento, o público ainda poderá conferir mais duas performances musicais. Uma delas é a parceria entre o VJ 1mpar e os DJs Ressonantes, que mistura a arte visual ao hip-hop. Outra é a apresentação “Cada Um”, do multiartista mineiro Sérgio Pererê.
Cortejo
A programação artística do Sistema Comércio também estará no Largo das Forras, importante ponto turístico e histórico de Tiradentes. Na tarde de amanhã, o local recebe um cortejo com muita música, animação e intervenções artísticas com as presenças do Palhaço Alegria, da Turma do Pipoca, da Banda Treme Terra e do bloco de carnaval Samba Queixinho.
No dia seguinte, o Largo é palco de um espetáculo a céu aberto: “Antes Solo do que Mal Acompanhado”, da Cia Circunstância, que traz vários números circenses apresentados individualmente pelo Palhaço Alegria.
Por fim, no encerramento do evento, dia 28, a Charrete Jazz Band mostra o melhor da música das autênticas bandas de jazz norte-americanas nascidas em New Orleans, contemplando mestres como Louis Armstrong, Duke Ellington e Benny Goodman.
A parceria cultural do Sistema Comércio proporciona ainda sessões cinematográficas dedicadas ao público infantil. A “Mostrinha” acontecerá às 10h30 dos dias de fim de semana do evento: 21 (sábado), 22 (domingo) e 28 de janeiro (sábado), com distribuição de pipoca e a presença do Palhaço Alegria. Serão exibidas as animações nacionais “A Ilha dos Ilus”, de Paul G C Miranda, e “Chef Jack”, de Guilherme Fiuza Zenha.
Ouça a rádio de Minas