Mostra da Diversidade Cultural celebra 21 anos da ONG ‘Favela é Isso Aí’ em BH

Entre 7 e 27 de setembro, Belo Horizonte recebe uma programação cultural que marca o encerramento da Mostra da Diversidade Cultural – Imagens da Cultura Popular e celebra os 21 anos da ONG Favela é Isso Aí. Gratuita e descentralizada, a agenda reúne exposições, shows, seminários, visitas guiadas e oficinas com artistas das favelas da Capital e de nove cidades do interior do Estado.
O evento promove um intercâmbio entre diferentes territórios culturais e oferece ao público de Belo Horizonte um panorama da diversidade popular revelada ao longo das edições da Mostra. Além das apresentações artísticas, a programação contempla homenagens a pessoas e instituições que marcaram a trajetória da ONG, além da exibição de vídeos que recontam essa história por meio de personagens que a construíram.
“Queremos, mais do que nunca, agradecer, reconhecer e compartilhar a caminhada que nos trouxe até aqui. Convidamos a comunidade para celebrar a força das artes periféricas, a memória da ONG Favela é Isso Aí e a continuidade da Mostra, que em 2025 conquista novos territórios e parceiros”, afirma a antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto, Clarice Libânio.
Programação
9 a 14 de setembro – Exposição comemorativa dos 21 anos do Favela é Isso Aí – Espaço do Conhecimento da UFMG / Circuito Liberdade.
Fotos e vídeos do acervo Favela é Isso Aí, obras dos artistas Adryel Ribeiro, Arthur Senra, Érika Neves, Fernando Libânio, Henrique Tavares, Jorge Júnior, Juliana Costa, Marcus Vinicius, Paulo Lopes, Pedro David, Sueli Santos, Trip Day Imagens e Wir Caetano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
20 de setembro – 17h às 23h – Mostra da Diversidade Cultural – edição comemorativa de 21 anos – Fazendinha Dona Izabel, Av. Arthur Bernardes, Barragem, 3120 – Santa Lúcia.
Shows com os artistas:
– Arautos do Gueto
– Morro Encena
– Eduardo DW
– Domingos do Cavaco
- Exposição de acervos Favela é Isso Aí e entrega de homenagens
7 de setembro – 15h às 22h – (Evento associado) Batucada na Panela – Rua São Vicente, 410, pracinha da Academia, bairro Granja de Freitas
- Roda de samba com os grupos Roda de Amigos do Negão e Roda de Samba do Cláudio PC, Cacá e amigos
- Feira de empreendedores
- Roda de capoeira do Centro Cultural e Social Mandinga Mineira
- Batucada experimental com Saimon Leão
14 de setembro – 14h às 19h – (Evento associado) Latifah’s Battle – Galeria Artrink – Rua Plombagina, 219 – Colégio Batista
- Batalha de danças urbanas, com premiação
16 de setembro – 9h às 12h – (Evento associado) Giro pelo Alto Vera Cruz, com Negro F – Ponto de encontro: Praça do Flamengo, R. Fernão Dias, 74 – Vera Cruz (ref. porta da EE Necessio Tavares)
- Visita guiada à comunidade, com visitação de espaços comunitários (inscrição prévia pelo link)
20 de setembro – 14h às 17h – (Evento associado) Encontro dos Pontos de Cultura da RMBH – Fazendinha Dona Izabel – Av. Arthur Bernardes, Barragem, 3120 – Santa Lúcia
- Grupo focal para diagnóstico dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Pontão Minas é Muitas (inscrição prévia pelo link)
21 de setembro – 15h às 19h – (Evento associado) Baile da Serra – Aglomerado da Serra – Rua da Passagem, 190, Serra
- Roda de funk, sob coordenação do DJ Marcelo Mattos, com apresentação e premiação de novos MCs (inscrição até 5 de setembro de 2025, pelo link)
22 de setembro – 9h às 12h – (Evento associado) Seminário: Turismo, desenvolvimento e impactos – Auditório do Instituto de Geociências da UFMG – Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
- Reflexões sobre os impactos do turismo nas rotas religiosas em Minas Gerais e em Santiago de Compostela, Espanha
- Pesquisadores: Jakson Renner Rodrigues Soares e Clarice Libânio
- Mediação: professora Diomira Maria Cicci Pinto Faria
27 de setembro – 9h às 12h – (Evento associado) Aconchego da Vovó – Espaço Cultural Kizomba Mãe Benedita / Bar do Cacá – R. Andiroba, 20 – bairro São Paulo
- Oficinas de saberes tradicionais, brincadeiras, contação de histórias e atividades para crianças e adolescentes no dia de Cosme e Damião
- Realização: JRC – Juventude Resistência e Cultura e Ponto de Cultura Minhas Plantas Meu Quintal
- Parceria: Bloco Tá Caindo Fulô, Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga, Espaço Cultural Kizomba Mãe Benedita
Toda a programação é gratuita e sujeita à lotação dos espaços.
Favela é Isso Aí
A ONG Favela é Isso Aí nasceu em 2004 a partir do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, resultado de dois anos de pesquisa em 232 favelas da cidade. O levantamento revelou mais de 7 mil artistas cadastrados e deu origem à instituição, que desde então atua no conhecimento, reconhecimento e difusão das artes e culturas periféricas em Minas e em outras regiões do Brasil.
Ouça a rádio de Minas