Variedades

Mostra Mercadoria promete fortalecer e potenciar a economia local

A 21ª edição da Mercadoria, que tem a curadoria e produção da empresa Amadoria, contará com mais de 40 expositores na Praça Floriano Peixoto
Mostra Mercadoria promete fortalecer e potenciar a economia local
Crédito: Dilson Ferreira

Mais de 40 expositores já estão confirmados para os dois dias da mostra Mercadoria, que vai tomar a Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, no primeiro fim de semana de setembro. O público vai poder conferir muita arte, moda, cosméticos, decoração e gastronomia. 

Com entrada gratuita e programação para toda a família, o evento faz parte da programação do 8º Festival Verbo Gentileza e é promoção da Amadoria. Em sua 21ª edição, a mostra tem o objetivo de valorizar a rede de pequenos produtores e empreendedores, fortalecer e potencializar a economia local.

Realizada em diversos locais desde 2017, a mostra Mercadoria segue com o intuito de conscientizar a sociedade para um mercado mais sustentável, baseado no consumo consciente.

“Nosso propósito é proporcionar um dia especial para toda a família curtir a própria cidade e despertar nas pessoas a consciência de que é possível adquirir produtos com qualidade e originalidade, feito por pessoas próximas, que vivem e convivem na mesma cidade que você, fortalecendo a economia do entorno”, afirma a cofundadora da Amadoria e responsável pela curadoria dos expositores, Mariza Machado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A curadora também cita as conexões criadas pelo evento. “Funciona como vitrine e laboratório para os expositores, além de um encontro que proporciona conexões entre pessoas, projetos e ideias”. 

Mostra Mercadoria faz parte do Festival Verbo Gentileza

O Festival Verbo Gentileza 2023 é uma realização do Ministério da Cultura. Executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, e Unimed-BH, com apoio Do Brasil Live. 

O projeto Verbo Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais e coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscarem soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos. 

O Verbo Gentileza inspira e conecta pessoas, iniciativas que cuidam e marcas socialmente responsáveis. Reúne ações colaborativas que resultam em maior integração entre as pessoas numa sociedade mais gentil. Já são oito anos nessa jornada, realizando, gratuitamente, ações colaborativas com iniciativas e projetos de impacto, direcionados pelas premissas da Agenda 2030 e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ambas as iniciativas estão alinhadas com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

*estagiária sob a supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas