Variedades

Mostra Movimento Armorial exibe música

Mostra Movimento Armorial exibe música
Crédito: Otto Cabral

Os encontros musicais dentro da “Mostra Movimento Armorial 50 Anos” serão retomados hoje e na próxima sexta-feira, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH), na Praça da Liberdade. Quem abre a programação hoje, às 20h, é o premiado Quinteto da Paraíba. Na sexta-feira, no mesmo horário, o palco será do Trio Lancinante (foto), que apresenta o espetáculo “Amanhecência”, com participação especial da cantora gaúcha Letícia Torança. A entrada dos shows é gratuita e os ingressos podem ser retirados em bb.com.br/cultura. 

O Quinteto da Paraíba é hoje um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil. Trafegando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, o Quinteto da Paraíba tem seis CDs gravados entre eles “Armorial & Piazzolla”, “Música Armorial”, “Capiba & Gonzagão”, “A Pedra do Reino”, “Nau Capitânia de Itamaracá” e “Ao Vivo em New York”. Surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas é no Nordeste do Brasil que encontra sua mais pura inspiração. É integrado pelos músicos Ronedilk Dantas (violino); Anderson Carvalho (violino); Ulisses Silva (viola); Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (contrabaixo).

Já o Trio Lancinante é formado por Francisco Andrade (viola e violão), Ravi Shankar Viana (corne inglês e oboé) e Teresa Cristina (violoncelo). Com Letícia Torança, que traz na bagagem uma série de espetáculos e festivais no país, o grupo apresenta o espetáculo “Amanhecência”. Trata-se do primeiro espetáculo do grupo que une a música instrumental, o canto da poesia e imagens de um Ser tão Brasil, com estreia em Belo Horizonte.

Os encontros musicais, iniciados em 12 de janeiro, têm curadoria do maestro Antônio Madureira, que desde o início, na década de 1970, participou, com Ariano Suassuna, no Recife, da criação do Movimento Armorial.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já passaram pelo palco do CCBB grandes artistas, como Antônio Nóbrega, com “Um Recital para Ariano”, o Grupo Rosa Armorial, que veio do Paraná, além do duo Ana de Oliveira e Sérgio Raz, com o Concerto 50 Anos do Movimento Armorial.

Haverá exigência de apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR, realizado até quarenta e oito horas antes do evento ou da atividade, ou teste rápido de antígeno, realizado até 24 horas antes do evento ou da atividade, em cumprimento à Portaria 0086/2022 da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, publicada em 9 de fevereiro de 2022.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas