Variedades

‘Mostra Noite de Cinema Brasil’ é vetor de acesso à cultura em Patos de Minas

Evento reúne obras do cinema nacional, mas busca priorizar produções mineiras; saiba mais na reportagem
‘Mostra Noite de Cinema Brasil’ é vetor de acesso à cultura em Patos de Minas
Projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Crédito: Divulgação/Mostra Cinema Brasil

A cidade de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, acolhe entre os dias 16 e 18 de abril a 2ª edição da Mostra Noite de Cinema Brasil, uma iniciativa que propõe democratizar o acesso ao cinema nacional. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento tem ainda como premissa proporcionar experiências culturais abrangentes, com pautas que vão desde resiliência aos Direitos Humanos e de amizade à educação inclusiva.

As sessões serão realizadas ao ar livre, em diferentes pontos de Patos de Minas, sempre às 19h, nos seguintes locais:

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores do Areado, na rua Chumbo, no Centro da cidade;
  • Praça do Coreto Municipal, na avenida Getúlio Vargas, 254, também no Centro
  • e Espaço do Cristavo, na avenida Brasília, 85, no bairro Nossa Sra. Aparecida.

A iniciativa é do Coletivo Noite de Cinema, que fomenta mostras itinerantes pelo Estado desde 2012. Naquela época, as projeções eram em muros e praças do bairro Maria Helena, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Desde então, o projeto cresceu e o volume de espectadores já chega a 140 mil. 

“Hoje as nossas mostras contam com um telão inflável de 8 metros de altura, e desde 2012 os desdobramentos do coletivo ocorrem em desenvolver a democratização do cinema no Estado. A intenção é de um um evento diferente de um cinema tradicional, com a proposta de exibir filmes a céu aberto, ou seja, é diversificar o formato que já conhecemos, uma oportunidade enriquecedora, de promoção à cultura e a arte de forma acessível e inclusiva“, diz o coordenador do Coletivo Noite de Cinema, Oderval Júnior.

Coordenador do Coletivo Noite de Cinema, Oderval Júnior. Crédito: Divulgação/Mostra de Cinema Brasil

Programação da mostra de cinema conta com recursos de acessibilidade

A programação contempla a exibição da primeira animação totalmente produzida em Minas Gerais pela Sony Pictures Brasil, a longa-metragem “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, do realizador mineiro Guilherme Fiúza Zenha, além de produções em curta-metragem feitas na região de Patos de Minas.

Produzido pela Sony Pictures Brasil, “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro” foi feito em Minas Gerais e faz parte da 2ª Mostra Noite de Cinema Brasil. Crédito: Sony Pictures Brasil/Divulgação

O evento oferece estrutura completa para o público, incluindo pipoca, refresco, audiodescrição, intérprete de libras, monitores e outros recursos de acessibilidade. Segundo Oderval Júnior, todo o projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio de empresas e apoio de prefeituras e instituições locais.

“A questão da acessibilidade é algo interessante, pois a mostra dá acesso à oportunidade da experiência de assistir gratuitamente a um filme com pipoca, sem os altos custos que um cinema costuma ter, assim como pela intenção de ocupar espaços públicos que muitas vezes um evento desse porte nunca chegou. E, por outro lado, a comunidade acaba tendo uma atração diferente para participar, o que causa um impacto bem positivo”, diz o coordenador do Coletivo.

Após a passagem por Patos de Minas, a Mostra seguirá para outras duas cidades mineiras nesta fase: São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste, no dia 3 de maio; e Governador Valadares, em Governador Valadares, de 29 a 31 de maio. A pretensão é que uma terceira fase possa acontecer ainda no segundo semestre deste ano percorrendo mais cidades mineiras, segundo a organização.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas