Mostra Palatnik está nos últimos dias

Quem ainda não visitou a mostra “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”, em cartaz no CCBB BH, tem apenas até a próxima segunda-feira para conferir a criatividade e a inventividade de um dos pioneiros da chamada arte cinética no Brasil.
Sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino, a exposição reúne 75 trabalhos de épocas diversas, abrangendo os vários segmentos experimentados pelo artista: aparelhos cinecromáticos, objetos cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pinturas e desenhos de projetos.
“Palatnik dinamizou a arte concreta expandindo-a para além de seu campo usual e integrou-a à vida cotidiana por intermédio do design. Sua obra habita o mundo de distintas maneiras, apontando para uma formação incessante de novas paisagens e leituras à medida que diminui, desacelera e molda o tempo”, afirmam Felipe Scovino e Pieter Tjabbes.
Para celebrar o encerramento da exposição, os curadores realizarão amanhã um inusitado passeio virtual quando comentarão cinco específicas obras de Palatnik (foto). A apresentação focará temas não discutidos em profundidade ao longo da série de encontros virtuais realizados no decorrer da temporada da mostra.
Como complementos serão exibidos trechos de entrevistas com o artista, falecido em maio deste ano, e os críticos Fernando Cocchiarale e Frederico Morais. O conteúdo foi extraído do filme Disciplina do Caos, de Luis Felipe Sá. A destacar também, o registro videográfico de Abraham Palatnik em seu ateliê produzindo a série W. O trabalho foi realizado pelo filho do artista, Ronald Palatnik. Link de acesso: https://youtu.be/OAAcPc-Zqis .
A visitação à mostra, de 10h às 22h, segue protocolos de segurança e com limite de acessos. A boa notícia é que ao término da temporada, na próxima segunda-feira, o tour virtual, desenvolvido em 360º, seguirá disponível. Informações complementares podem ser obtidas através do site bb.com.br/cultura.
Ouça a rádio de Minas