Variedades

Mostra Periferia Cinema do Mundo vai até domingo no Cine Santa Tereza

Abertura da 6ª edição da Mostra da Periferia Cinema do Mundo será nesta quinta-feira (18)
Mostra Periferia Cinema do Mundo vai até domingo no Cine Santa Tereza
“O Último Episódio”, longa de sucesso da produtora mineira Filmes de Plástico, lançado em outubro, também será exibido | Foto: Divulgação Mostra Peiferia Cinema do Mundo

O Cine Santa Tereza recebe, até este domingo (21), a sexta edição da Mostra Periferia Cinema do Mundo, que acontece com o propósito de apresentar um panorama da recente produção cinematográfica nascida nas periferias de Belo Horizonte e região metropolitana. Neste ano, a iniciativa conta com programação de 16 filmes, entre curtas e longas-metragens, produzidos entre 2023 e 2025, além de sessões comentadas.

Entre os destaques, estão três produções de Ben-Hur Nogueira – premiado jovem cineasta do Aglomerado Morro das Pedras, “Andança”, “Arrabalde Corsário” e “Pandeminas”, e a exibição de “O Último Episódio”, de Maurílio Martins, longa-metragem de grande sucesso da produtora mineira Filmes de Plástico, lançado em outubro deste ano. Esta edição da mostra contempla também os lançamentos, na capital mineira dos filmes “Nem todo muro é de concreto”, de Dea Vieira e Marcus Vieira, e “Quatro Meninas”, de Karen Suzane.

A abertura da 6ª edição da Mostra da Periferia Cinema do Mundo é nesta quinta-feira (18), às 19h, com o lançamento do filme “Quatro Meninas”, de Karen Suzane, que explora temas como liberdade, poder, identidade, afeto e a luta por um mundo igualitário. A obra traça a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, quatro mulheres negras, escravizadas no Brasil de 1885, e que sonham com a liberdade. Encarregadas dos cuidados de quatro estudantes brancas em um internato no interior, as escravas planejam fugir, mas suas sinhás descobrem o plano de fuga e, para surpresa das moças, decidem ir junto. As oito meninas encontram abrigo em uma casa abandonada e, longe das estruturas de poder tradicionais, enfrentam desafios de convivência, aprendem sobre si mesmas, seus desejos e o amor. Mas quando uma velha ameaça ressurge, todas precisam se unir para sobreviver.

Aniversário de BH

A Mostra Periferia Cinema do Mundo faz parte da programação do Circuito Municipal de Cultura e integra as comemorações pelos 128 anos de Belo Horizonte. A curadoria dos filmes é do artista, poeta e produtor cultural do Cine Santa Tereza, César Gilcevi. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no site Sympla e na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.

O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Mais informações e a programação completa da Mostra Periferia Cinema do Mundo podem ser acessados no Portal Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas