Variedades

Mostra ‘Retalhos’ integra Semana de Portugal no Museu Mineiro

Estado mineiro será palco da Semana de Portugal/Festa Portuguesa 2025
Mostra ‘Retalhos’ integra Semana de Portugal no Museu Mineiro
Foto: Museu Mineiro / Divulgação

Até o dia 14 de junho, Minas Gerais será palco da Semana de Portugal/Festa Portuguesa 2025, um evento que celebra a cultura portuguesa e fortalece os laços entre o Estado e o país europeu. Organizada pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, a programação reúne atividades culturais, gastronômicas e musicais em diversos pontos da capital mineira e na cidade de Montes Claros.

A programação de artes plásticas está imperdível. Durante as atividades da Semana de Portugal/Festa Portuguesa 2025, memória e identidade ganham forma na Mostra Cultural “Retalhos”, uma celebração das heranças que atravessam diferentes origens e gerações. Desta quarta-feira (11) ao dia 18 de junho, o Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, será palco do encontro entre as raízes portuguesas e mineiras de artistas das duas origens. Numa parceria da Câmara Portuguesa e a produtora Projeto, a exposição reúne nomes como o escultor e pintor português Mário Tolda e os artistas mineiros Arthur Mascarenhas e Luciana Hermont, cada um com seu estilo único.

Entre as linguagens que estarão presentes na mostra encontram-se cerâmica, bordado e colagem digital, que juntas, compõem um mosaico sobre identidade, território e memória. Com a curadoria de Fernanda Andrade, a escolha dos três artistas representa a diversidade de inspirações para a exposição. “Cada artista, com sua especificidade, apresenta um olhar diferente sobre o mundo contemporâneo. Mário com suas esculturas densas e silenciosas, Luciana com suas obras bordadas como memória viva e múltipla das raízes humanas e Arthur com suas composições críticas dos movimentos da geopolítica”, explica a curadora.

Árvore genealógica

Como parte da programação oficial em Belo Horizonte da Semana de Portugal, a Travessia Cidadania vai realizar também no Museu Mineiro, nesta quarta-feira, às 18h, a palestra “Raízes Portuguesas – Como Descobrir a Origem da Sua Família”, conduzida pela especialista em cidadania europeia Luana Bastos.

No evento, o público poderá aprender a montar sua própria árvore genealógica e aprofundar conhecimentos sobre cidadania portuguesa, pesquisa genealógica e imigração. A proposta é auxiliar brasileiros na redescoberta de suas raízes e orientar sobre os caminhos legais para a obtenção da nacionalidade portuguesa.

Segundo estimativas, cerca de 25 milhões de brasileiros têm ascendência portuguesa e podem ter direito à cidadania. “Além de honrar nossos antepassados, a conquista da dupla cidadania traz grandes oportunidades no âmbito pessoal e profissional”, destaca Luana Bastos, fundadora da Travessia Cidadania, que reside em Portugal desde 2022.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla. O Museu Mineiro fica na avenida João Pinheiro, 342, no bairro Lourdes, e integra o Circuito Liberdade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas