Variedades

Mostra reúne mestres das comédias do cinema mudo

Mostra reúne mestres das comédias do cinema mudo
Crédito: Reprodução

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, dá início hoje à mostra on-line “Grandes Mestres da Comédia”, que reúne 11 filmes dos atores e diretores norte-americanos Charles Chaplin (1889-1977), Buster Keaton (1895-1966) e Harold Lloyd (1893- 1971). O programa integra o projeto “Palácio em Sua Companhia, e tem o objetivo de continuar garantindo ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura.

As tradicionais sessões terão a sua versão on-line disponibilizadas no YouTube e Vimeo da Fundação Clóvis Salgado – com link de acesso também anexado ao site da FCS. A equipe do Cine Humberto Mauro dará destaque, a cada dois dias, a um dos filmes da mostra – as indicações serão feitas por meio das mídias digitais da FCS (Facebook e Instagram), seguindo um padrão de curadoria dos títulos disponíveis. O público terá o tempo da mostra para assistir aos filmes escolhidos pela gerência de cinema de forma gratuita.

O recorte da mostra abrange quatro obras de Charles Chaplin – “O Garoto” (foto), de 1921, “Dia de Pagamento” (1922), “Em Busca do Ouro” (1925) e “O Circo” (1928 -, quatro de Buster Keaton – “Nossa Hospitalidade” (1923), “Sherlock Jr” (1924), “A General” (1926) e “Marinheiro de Encomenda” (1928) – e três de Harold Lloyd – “O Homem Mosca” (1923), “O Calouro” (1925) e “O Caçula” (1927). Os filmes podem ser vistos até o próximo dia 21.

Segundo Vitor Miranda, da Gerência do Cine Humberto Mauro, a escolha pelos anos 20 veio da importância dessa época para a história do cinema. “Muitos gêneros cinematográficos foram consolidados naqueles anos. Além disso, atualmente comemoramos o centenário dessas produções, que serão reproduzidas e homenageadas ao redor do mundo”, ressalta.

Segundo Miranda, os três diretores que compõem a mostra Grandes Mestres da Comédia possuem características muito especiais. “Todos desenvolviam personagens marcantes, diferentes formas de alter egos: Chaplin como o eterno vagabundo, Keaton como o palhaço que não ri, e Lloyd como o garoto dos óculos, imagem relacionada diretamente ao estereótipo nerd, até hoje fortemente presente no imaginário da cultura pop”, explica.

Como o cinema ainda não havia encontrado o advento do som, o corpo dos atores era essencial no comando da cena. “A comicidade dos filmes era comandada pelos gestos dos atores. Em uma espécie de ‘comédia corporal’, Chaplin, Keaton e Lloyd exploravam as características de seus alter egos não somente pela caracterização, mas por meio do movimento, da mímica”, explica Miranda.

Expressões faciais – Na era do cinema mudo, os atores e diretores se notabilizaram pelas expressões faciais. “Keaton, por exemplo, era imutavelmente sério, mesmo diante das maiores trapalhadas e perigos que seus roteiros cômicos traziam. Essa característica fez com que ele se tornasse conhecido como ‘O cara de pedra’ e ‘O homem que nunca ri’, conta Miranda. “Os três diretores têm um caráter muito popular, e construíram os personagens mais carismáticos do cinema mundial e da comédia. O reencontro com essa riqueza estética pode ser um importante aliado em tempos de isolamento social”, avalia Miranda.

Grandes Mestres da Comédia é a primeira mostra do Cine Humberto Mauro, juntamente com o Curta no Almoço on-line, apresentada durante o período da quarentena.

“Nossa equipe segue trabalhando de casa para proporcionar ao público momentos de entretenimento e reflexão, mantendo o caráter de cinema de repertório que sempre preservamos com carinho. A programação on-line também é aliada ao trabalho cuidadoso da continuidade da manutenção do espaço físico do Cine Humberto Mauro, que deve estar preparado para o encontro com o público no momento apropriado”, conclui Miranda. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas