Mostra ‘Sua UFMG’ apresentará para estudantes cursos e instalações do campus Pampulha

No próximo sábado (24), o campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberá cerca de 30 mil estudantes e professores da educação básica para a Mostra Sua UFMG 2025. A programação será realizada das 8h às 17h e oferecerá uma imersão no universo acadêmico da principal universidade pública de Minas Gerais.
Ao longo do dia, os visitantes poderão conhecer os 97 cursos de graduação ofertados pela UFMG – incluindo os recém-criados Engenharia da Computação e Licenciatura em Ciências da Natureza e em Matemática -, além das formas de ingresso, como Enem/Sisu, Vestibular de Habilidades e o novo Seriado UFMG, cuja primeira prova está marcada para 14 de dezembro deste ano. Também serão apresentadas as políticas de acessibilidade, ações afirmativas e estratégias de permanência estudantil.
Mais de 420 escolas já estão inscritas no evento. Desse total, 80% são da rede pública, sendo 261 estaduais, cinco federais e 14 municipais, além de 135 instituições privadas. Outros 6.557 estudantes confirmaram presença de forma independente. A expectativa é de que cerca de 400 pessoas com deficiência participem da MNostra. Para garantir a inclusão, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) organizará o acolhimento e a orientação desse público na entrada dos prédios e na Praça de Serviços.
As atividade estarão distribuídas nos Centros de Atividades Didáticas (CAD 1,2 e 3), no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), na Escola de Engenharia, na Faculdade de Ciências Econômicas e na Praça de Serviços. Todas as unidades acadêmicas estarão mobilizadas para receber os visitantes.
“A nossa expectativa é oferecer o melhor para a comunidade da educação básica (professores e estudantes) para que todos possam se apropriar e entender a importância de uma formação universitária, particularmente em uma universidade pública, gratuita e de qualidade como é a UFMG. Desejamos que todos os estudantes que nos visitarão no sábado se transformem em estudantes da UFMG em um futuro próximo”, diz a pró-reitora ajunta de Graduação, Maria José Flores.
Programação para professores
Além das tradicionais salas interativas, com palestras, rodas de conversa e experimentos conduzidos por servidores, estudantes e professores da UFMG, a edição deste ano terá atividades específicas voltadas aos educadores das escolas visitantes.
No CAD 2, haverá uma sala interativa (B505) e rodas de conversa (na sala B510, às 9h30, 11h30 e 13h30), com foco na divulgação das oportunidades de pós-graduação para professores. A iniciativa é da Diretoria Universidade e Educação Básica (Dueb), com apoio da Comissão de Formação de Professores da Educação Básica (Comfic), responsáveis pela formulação da política de formação docente na instituição.
Seriado UFMG
No auditório a Reitoria, serão realizadas três palestras, às 9h, 10h e 14h30, para apresentar o documento preliminar do Seriado UFMG, novo processo seletivo por avaliação contínua. As vagas para esse momento foram preenchidas mediante inscrição prévia por representantes das escolas.
Segundo o pró-reitor de graduação, Bruno Otávio Reis, “é fundamental que os professores participem para que possam contribuir com os aprimoramentos nas diretrizes para elaboração das provas, e o processo seja construído de forma coletiva e dialógica com a comunidade”.
- Leia também: UFMG vai integrar rede de universidades do Brics
Talk show, música e muita informação
A Praça de Serviços será o ponto central de convivência do evento, com atividades culturais, informações sobre políticas de cotas e permanência estudantil, além da distribuição de brindes para quem completar a coleção de cartas do Jogo UFMG.
Das 11h às 12h30, a TV UFMG e a Rádio UFMG Educativa, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura (Procult), realizarão um talk show ao vivo, com transmissão em seus canais e frequência 104,5 FM. A manhã cultural será encerrada com apresentação da Orquestra Multiplayer Pocket.
Restaurantes e tráfego
Os dois restaurantes universitários funcionarão até as 14h, com refeições a R$ 11, pagas em dinheiro ou cartão de débito. Lanchonetes das unidades acadêmicas e food trucks também estarão disponíveis para os visitantes.
Para facilitar o acesso ao campus e evitar congestionamentos, as escolas participantes já foram orientadas sobre as rotas para os ônibus especiais que farão o transporte dos estudantes.
Números da graduação
A UFMG oferece atualmente 97 cursos de graduação, sendo 76 bacharelados, 20 licenciaturas e um curso superior de Tecnologia. São 6.943 vagas anuais, das quais 2.345 são para turnos noturnos e 4.598 para turnos matutino, vespertino e integral. As vagas são ofertadas em Belo Horizonte e em Montes Claros.
Com informações da UFMG
Ouça a rádio de Minas