Mostra Tiradentes SP vai exibir 24 filmes

A Mostra Tiradentes SP chega a sua 9ª edição, de hoje até o próximo dia 24, em formato on-line e totalmente gratuita, graças à continuidade da parceria entre a Universo Produção e o Sesc SP. Em sete dias de programação serão exibidos 24 filmes brasileiros (13 longas e 11 curtas), de 11 estados, em pré-estreias e mostras temáticas, e também debates, performance audiovisual e exposição fotográfica virtual.
Durante o evento, o público de todo o País poderá assistir a todos os filmes vencedores da 24ª Mostra Tiradentes, além de outros destaques exibidos na edição mineira realizada em janeiro. A programação completa você pode conferir no site oficial do evento e os filmes serão exibidos no site do Sesc São Paulo.
Com o intuito de ampliar a reflexão com discussões e novas perspectivas, a 9ª Mostra Tiradentes SP será norteada pela temática “Vertentes da Criação”, proposta pelo curador Francis Vogner dos Reis, que foi abordada na 24ª Mostra Tiradentes.
“Vamos celebrar este encontro anual, que em 2021 será virtual, mas que fortalece nossos laços neste tempo presente histórico em que a essência está na simplicidade de fazer o que é possível com a grandeza que a arte merece ser vivenciada e aplaudida. Na 9ª edição da Mostra Tiradentes SP, o público poderá conferir filmes que são destaques da produção brasileira de 2021”, fala Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora-geral da Mostra Tiradentes SP.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Vertentes da criação” é o tema proposto pelos curadores Francis Vogner dos Reis e Lila Foster para a edição de 2021. A ideia partiu da percepção de que há, em anos recentes, uma reconfiguração intelectual e empírica dos processos na produção do País, cuja singularidade está condicionada por elementos variados: universos simbólicos, ética das imagens a partir dos espaços, personagens e territórios, estética amparada em perspectiva crítica do automatismo das práticas da expressão audiovisual do mercado e, principalmente, a economia de um tempo que resiste ao modelo célere de velocidade da circulação do capital. O cinema brasileiro se reinventa nas circunstâncias impostas a ele e nas inquietações de criadores arrojados que constantemente reinventam as formas do fazer.
A abertura da Mostra Tiradentes SP 2021 acontece hoje, às 20 horas, no site oficial do evento. A programação de abertura consiste em uma performance audiovisual que apresenta a temática central do evento com arte, música e movimento criada por Chico de Paula e Raquel Hallak. Na sequência, será realizado o debate inaugural com o tema “Vertentes da Criação”, foco central do evento.
Ainda na abertura, o público poderá conferir a pré-estreia do filme “Açucena”, documentário dirigido por Isaac Donato, produção baiana que foi eleita pelo Júri Oficial da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes o Melhor Filme da Mostra Aurora. O longa ficará disponível por 72 horas, das 21 horas de hoje, até 21 horas do próximo domingo.
Mostra Aurora – Dedicada exclusivamente à exibição de trabalhos de diretores em início de carreira, independentemente da idade, mas que tenham até três longas realizados, a Mostra Aurora reúne, em 2021, filmes inéditos de diretoras e diretores de cinco estados – Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, mantendo o seu olhar para a produção autoral das mais variadas regiões do País.
Depois de concorrerem ao prêmio do Júri Oficial na 24ª Mostra Tiradentes, eles chegam à Mostra Tiradentes SP para nova exibição. Sete filmes integram a seleção: “Açucena” (BA), de Isaac Donato – eleito melhor longa da Mostra Aurora; “Oráculo” (SC), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn; “Rosa Tirana” (BA), de Rogério Sagui; “Kevin” (MG), de Joana Oliveira; “A Mesma Parte de um Homem” (PR), de Ana Johann, ganhador do Prêmio Helena Ignez da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes para a diretora; “O Cerco” (RJ), de Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spíndola; e “Eu, Empresa” (BA/MG), de Leon Sampaio e Marcus Curvello.
Os filmes da Mostra Aurora em exibição na 9ª Mostra Tiradentes SP ficarão disponíveis por 72 horas, a partir da data de estreia/ abertura do sinal.
Ouça a rádio de Minas