MPMG e FCS lançam edital para produção literária e científica de mulheres negras mineiras

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Fundação Clóvis Salgado (FCS) lançam um edital que valoriza a literatura e a produção científica de mulheres negras mineiras. A ação faz parte do programa antirracista “Sobre Tons”, do MPMG, e vai premiar três autoras com R$ 10 mil e impressão de 600 exemplares de cada obra, a serem distribuídos para bibliotecas, instituições culturais e outras entidades que promovam a leitura.
O prazo para inscrições vai até o dia 31 de agosto deste ano. As inscrições são gratuitas, e o edital com todas as informações e a documentação exigida pode ser acessado no site da FCS.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Caxambu se transforma na cidade dos corais
Entre esta quinta-feira e domingo (14 a 17), Caxambu, no Sul de Minas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do País. O evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A abertura será nesta quinta às 19h, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento, no domingo, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, os corais vão mostrar um repertório variado.

A programação prevê várias apresentações no hotel, no Parque das Águas, na Igreja Nossa Senhora do Remédio, na praça principal de Caxambu e cortejo dos corais pelas ruas do centro. O Canta Brasil 2025 chega à 23ª edição com a tradição de reunir, em Caxambu, corais de empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, religiosos, instituições de ensino musical e universitário e grupos independentes.
Kvsh e Orquestra Ouro Preto na Lagoa dos Ingleses
A Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, será cenário de um espetáculo que une dois universos musicais distintos: a música eletrônica e a sonoridade orquestral. Neste domingo (17), a renomada Orquestra Ouro Preto se apresenta ao lado do DJ mineiro Kvsh em um show gratuito, às 18h, às margens da lagoa.
A apresentação faz parte das comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, reconhecida nacionalmente por projetos que transitam entre o erudito e o popular. O repertório ainda está sendo mantido em segredo, como um convite para que o público descubra a experiência ao vivo. O encontro também celebra os 10 anos de carreira de Kvsh, um dos principais nomes da cena eletrônica brasileira e natural de Nova Lima.
Ouça a rádio de Minas