Variedades

Minas Trend: moda é pilar fundamental da economia

Estado corrobora a posição do País como quinta maior indústria têxtil do mundo
Minas Trend: moda é pilar fundamental da economia
Crédito: Divulgação/ Fiemg

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, ao analisar os números da mais recente edição do Panorama Setorial da Indústria da Moda – boletim informativo da instituição, atualizado em fevereiro, em que o Estado teve participação na indústria da moda equivalente a 13,4% e 10,7%, respectivamente -, considera que, apesar dos desafios recentes, como a diminuição na arrecadação de ICMS, “a indústria da moda mineira continua a ser um pilar fundamental para a economia local”.

Elaborado com base em levantamentos dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e do Trabalho e Emprego (TEM), o estudo totalizou 56.990 empresas do setor no País e 1,12 milhão de empregados em 2021.

Dessas, 7.583 empresas são de Minas, com 119.433 empregados. Os números mostram o potencial das micro e pequenas empresas na cadeia produtiva: no mesmo período, essas empresas mineiras responderam por 47% da geração de empregos na indústria da moda, com participação de 70%. Minas Gerais registrou também aumento nas exportações: 5,0% em 2021, contra 4,2% em 2012.

O Estado corrobora a posição do País como quinta maior indústria têxtil do mundo. Estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que somente o mercado de produtos do segmento infantil, por exemplo, movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no Brasil.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Neste sentido, segundo Flávio Roscoe, é fundamental ter como resposta, cada vez mais, o foco em inovação e capacitação. E sustenta: “Para não apenas preservar, mas também expandir a posição de Minas Gerais no cenário nacional e internacional”.

Dinamismo

A moda, em especial, a Kids, Baby e Teens é um mercado muito dinâmico, cresce de 8 a 10% ao ano no País. Mercado que tem em Minas o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil em âmbito nacional.

Tudo isso será destaque na 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela Fiemg, o evento, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, reunirá em três dias, lançamentos das coleções de primavera-verão 2025. Serão mais de 120 marcas distribuídas nos setores de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, além dos segmentos Kids, Baby e Teens.

A iniciativa contemplará, nessa edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, em que se transforma e expande, abre as portas para cidade e traz um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom, que contará com 19 marcas de vestuário diretamente de suas sedes recebendo compradores de todo Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas