“Mulheres em Cena” recebe o público

No mês dedicado aos debates sobre as lutas e conquistas femininas, a Cia Pierrot Lunar abre a programação do ano com o “Mulheres em Cena”, evento que convida a refletir sobre a mulher artista. Esta edição conta com apresentações hoje do espetáculo “Peixes”, de Ana Régis, e amanhã do espetáculo “Macbeth 22”, de Mariana Lima Muniz (foto).
As sessões acontecem sempre às 20h e possuem intérprete de libras. Ao final de cada espetáculo, o público pode participar de bate-papo com as solistas. As conversas serão transmitidas ao vivo no Instagram e canal do Youtube da Cia Pierrot Lunar/Espaço Aberto Pierrot Lunar, no www.youtube.com/ciapierrotlunar.
O “Mulheres em cena” acontece no Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137, Floresta). Os ingressos estão à venda a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) pela Sympla ou na bilheteria do espaço até uma hora antes das apresentações.
Desde 2021 no formato on-line, devido à pandemia da Covid-19, o “Mulheres em cena” retorna ao presencial. “É muito bom voltar à moda antiga e, sobretudo, com o Mulheres em cena”, celebra a atriz e fundadora da Cia Pierrot Lunar, Neise Neves. Para Neise, o projeto contribui para “visibilizar e dar protagonismo às suas criadoras e ainda abre espaço para que surjam outras narrativas, outras formas de contar a história. ‘Peixes’ e ‘Macbeth 22’ vem ao encontro dessa proposta, aliado à qualidade e importância temática que ambos os trabalhos carregam”.
O espetáculo “Peixes” , com atuação, direção e dramaturgia de Ana Regis, aborda o gravíssimo problema da violência doméstica, que durante a pandemia chegaram a números alarmantes. Impactante e comovente é impossível não ser tocado pela história de Claudia e não refletir sobre o tema.
Com duração de 50 minutos, a peça se desenrola em uma consulta psiquiátrica em que acompanhamos as memórias da personagem, ora engraçadas, ora líricas e ora fortes. Baseado em fatos reais, “Peixes” traz uma trajetória de sucesso de público e crítica, com prêmios de melhor atriz e melhor texto original, além de participação em festivais internacionais no Brasil, Espanha e Portugal.
“Macbeth 22”, novo trabalho de Mariana Lima Muniz- marca a volta da atriz à cena mineira. Com abordagem contemporânea, a dramaturgia escrita pela atriz, em parceria com David Maurity, aproxima a Inglaterra do século XVI do atual contexto político brasileiro, ao narrar a saga de ascensão e queda do ambicioso general Macbeth.
Em palco minimalista, Mariana e o músico Maurilio Rocha, acompanhados de samplers, microfones e outras parafernálias sonoras, discutem relações de gênero e poder. A direção de encenação é de Thálita Motta e, a direção de atuação, de Ana Regis.
Após as apresentações, hoje e amanhã, o público assiste aos bate-papos com a presença das duas artistas. “Além de dividirem-se em diversas funções, em seus próprios espetáculos, Ana e Mariana são parceiras desde os tempos da Cia Cínica nos anos 90 e contribuíram muito com o processo de criação dos solos uma da outra”, ressalta Neise Neves.
Ouça a rádio de Minas