Museu de Artes e Ofícios celebra Dia do Trabalhador

Na quinta-feira, 1º de maio, o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, na Capital, abre de 9h às 17h, celebrando o Dia do Trabalhador. O museu está com a exposição “Faina” em cartaz com uma curadoria que destaca o labor e a poesia. Com obras de Dalber de Brito e Julia Gallo, a mostra estabelece diálogo com a própria proposta do museu, que resgata e preserva as histórias de trabalhadores e das cidades. “Faina” remete às práticas cotidianas que dão forma à existência.
Para a curadora Lorraine Mendes, “Faina é a construção das memórias, o ressoar das vozes ancestrais que falam através do trabalho, da lida com a terra e com os rios, do cantar das aves ao amanhecer e do peso da noite ao cair. Não é só o que fazemos, mas o que somos”. A exposição pode ser visitada até 1º de junho.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Passeio ciclístico Giro Sustentável em Contagem
Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será o ponto de partida do Giro Sustentável, passeio ciclístico gratuito que vai percorrer quatro cidades mineiras e incentivar a mobilidade ativa, o esporte e o cuidado com o meio ambiente. A primeira edição acontece no feriado do dia 1º de maio (quinta-feira), a partir das 9h, no Sambódromo de Contagem (av. Firmo de Matos, na altura do número 744, Eldorado). A concentração começará às 8h, com a retirada dos kits. Inscrições gratuitas no Sympla.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Realizado pela Move Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o patrocínio da Belgo Arames, empresa que celebra 50 anos neste 2025, além do apoio da Fundação ArcelorMittal e da Prefeitura de Contagem. A proposta é simples e poderosa: ocupar as ruas com bicicletas, unir diferentes gerações em torno da saúde e da sustentabilidade e repensar o papel do transporte no dia a dia das cidades.
Curso gratuito para microempreendedoras
O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac) se une à Vale para uma iniciativa inédita: capacitar mulheres microempreendedoras que já atuam na gastronomia nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima. O curso “Quitandas mineiras: tradição que transforma” será gratuito, com duração de três meses, com aulas aos sábados nas cozinhas didáticas do Inhac. As vagas são limitadas e as interessadas devem se inscrever de 2 a 8 de maio, no formulário disponível na bio do Instagram @inhacbrasil.
O curso oferece uma formação especializada nas tradições culinárias mineiras, com foco nas quitandas – patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais – como oportunidade de geração de renda, fortalecimento da identidade regional e valorização da cultura local.
Ouça a rádio de Minas