Variedades

Museu exibe história de Belo Horizonte

A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital
Museu exibe história de Belo Horizonte
A Feira Aproxima acontecerá das 10h às 14h, com entrada gratuita | Crédito: Victor Schwaner

Pensar a formação de Belo Horizonte para além do projeto de seu plano original de construção é uma das propostas da nova exposição de longa duração do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), intitulada “Belo Horizonte Fora dos Planos”, que tem curadoria dos historiadores Carolina Marotta Capanema e Raphael Rajão Ribeiro. Essa é uma oportunidade de conhecer o acervo do museu que celebra, em 2023, 80 anos. A exposição faz parte da programação da 8ª edição do “Noturno nos Museus”, projeto que oferece novas formas de vivência nos museus da cidade e aproxima a população dessas importantes instituições culturais, por meio de uma diversa programação cultural em horários estendidos das 17h30 às 23h.

A mostra “Belo Horizonte Fora dos Planos” é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e pode ser visitada gratuitamente de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h.

A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos.

Estão em exposição registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais, como artefatos originados em fazendas e povoados que existiam nesse território, ferramentas de trabalho e mobiliário. A exposição trata, ainda, da formação de Belo Horizonte como resultado do esforço de seus vários habitantes, como uma obra coletiva, uma transformação do espaço realizada por pessoas, mas também por elementos naturais: córregos, rochas, solo, animais e vegetação.

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância das reflexões propostas pela curadoria. “‘Belo Horizonte Fora dos Planos’ vai além da história que usualmente conhecemos. Ela evidencia a pluralidade dinâmica de uma cidade construída coletivamente, que busca ser cada vez mais moderna, inclusiva e democrática, sem perder suas identidades e raízes históricas. É momento de celebrar o MHAB em seus 80 anos preservando e difundindo a memória da nossa cidade. Um dos mais ativos museus da cidade, com amplo programa educativo, o MHAB faz parte da nossa história, fala muito de nós e por isso está tão presente nos afetos dos que vivem em Belo Horizonte”, afirma.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a atração é um dos destaques da programação do Noturno nos Museus, que visa a democratização, valorização e ampliação do acesso aos espaços museológicos da cidade. “A celebração dos 80 anos do Museu Histórico Abílio Barreto é simbólica dentro da programação do Noturno nos Museus, visto que trata-se do primeiro Museu da capital com a missão de preservar a memória da cidade. A exposição “Belo Horizonte Fora dos Planos’’ é uma reflexão crítica sobre o cotidiano de uma cidade que foi planejada, mas que nem sempre foi inclusiva”, afirma.

“Belo Horizonte Fora dos Planos” reúne exclusivamente itens raros que integram o acervo do Museu Histórico Abílio Barreto, como documentos, mobiliários, ferramentas, imagens, entre outros. O Museu dedica-se à história, à pesquisa, à produção e à difusão do conhecimento sobre Belo Horizonte e tem atuação ininterrupta desde sua criação.

Entre os destaques, logo na entrada da exposição, está a planta topográfica da Cidade de Minas, no tamanho de 2,0m x 1,40m. Trata-se do documento original concebido pela Comissão Construtora da Nova Capital, datado de 1859. Entre 1894 e 1897, um grupo de técnicos estudou o arraial do Curral Del Rei, já rebatizado como Arraial de Belo Horizonte e que deu lugar à nova cidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas