Variedades

Museus da Pampulha estão com exposições abertas ao público

Museus da Pampulha estão com exposições abertas ao público
Crédito: Tarcisio de Paula / Divulgação

Os três museus municipais públicos da Pampulha estão com exposições abertas ao público. “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: “depois e além”, “Gráficografia” e “Outras Habitabilidades” são as mostras em exibição, todas integrantes da programação do Pampulha Território Museus. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

As exposições reforçam a integração entre o Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e o Museu Casa Kubitschek. As visitas podem ser feitas sempre de quarta-feira a domingo, de 11h às 18h, mediante agendamento on-line. Toda a programação é gratuita e foi formulada de maneira a atender os protocolos sanitários de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Para informações, basta acessar o site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.

O eixo curatorial é conduzido por Marconi Drummond e Carlos M Teixeira. A proposta curatorial dá ênfase ao diálogo entre a arte contemporânea, o patrimônio arquitetônico moderno e paisagístico da Pampulha, promovendo o entrecruzamento da cultura contemporânea com o lastro histórico presente no seu território.

Exposição “Marcel Gautherot registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” – A exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo francês Marcel Gautherot, gentilmente cedidas pelo Instituto Moreira Salles, além de livros, revistas, vídeos e documentos acerca de sua obra. Gautherot é conhecido por fotografar a construção de ícones da arquitetura moderna, dentre elas Pampulha e Brasília, assim como cenas da população e cultura brasileiras. A mostra traz aos belo-horizontinos e visitantes da Pampulha uma produção artística de relevância internacional, que se relaciona com a história do modernismo no País, enaltecendo a vocação da Casa do Baile como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, local onde a mostra está em exibição.

Exposição “Gráficografia” – Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição “Gráficografia” apresenta uma seleção de obras gráficas do museu,  ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a mostra irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte.

Exposição “Outras Habitabilidades” – A exposição “Outras Habitabilidades” acontece no Museu Casa Kubitschek e reforça a vocação do espaço para ofertar ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo da arquitetura residencial, do universo doméstico, do paisagismo e da história da Pampulha, de forma acessível, crítica e diversa. A mostra colabora, ainda, para ressaltar e valorizar os aspectos arquitetônicos e paisagísticos do museu e, também, apresentar elementos que permitam perceber os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha.

MAP – O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará três exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, dez projetos de design e três publicações.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas