Variedades

Museus municipais fazem vasta programação virtual

Museus municipais fazem vasta programação virtual
Crédito: Divulgação

Os museus públicos municipais de Belo Horizonte, geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura – participam da 19ª Semana Nacional de Museus. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece até o próximo domingo, englobando instituições museológicas de todo o País. Na capital mineira, a programação dos museus públicos municipais será totalmente virtual e gratuita.

Entre as atrações estão um Webnário, que irá debater a inclusão dos museus no meio digital, visitas mediadas às exposições, além do lançamento de um documentário. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte. Atualmente, os museus da capital encontram-se fechados ao público em razão das medidas de prevenção à pandemia da Covid-19. 

Para Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, a Semana Nacional de Museus destaca-se ao valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação das instituições com a sociedade. “Debater o futuro das instituições museológicas no Brasil se tornou preponderante, principalmente agora com os desafios gerados pela pandemia de Covid-19 no País. É preciso debater sobre novas formas desses espaços se inserirem na contemporaneidade, fortalecendo suas atuações e vínculos com as pessoas, promovendo tecnologias sociais, sem perder de vista os avanços conquistados”, avalia

Um dos destaques da 19ª Semana Nacional de Museus em BH acontece hoje. Trata-se do Webinário “Museus e Território, presente e futuro”, um seminário on-line, transmitido em tempo real, e com a possibilidade de interação do público. O evento integra o Pampulha Território Museus, projeto que reforça a integração das três unidades museais presentes na orla da Lagoa da Pampulha: o Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa do Baile (foto) e o Museu Casa Kubitschek. O objetivo é discutir as possibilidades de atuação dos museus no meio digital, refletindo sobre os usos mais adequados às especificidades das instituições e dos seus diferentes públicos. Os links para inscrições estão disponíveis no portal da PBH.

Além de gestores municipais, o Webnário contará também com a presença de convidados, entre eles Alexandre Feitosa, coordenador Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram; Diomira Maria Cicci Pinto Faria, do Espaço do Conhecimento UFMG; Alexandre Milagres, da Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura; Sérgio Burgi, do Instituto Moreira Salles, Lucas Lara, do Museu da Pessoa, Valquíria Prates e Maria Eugênia Salcedo, autoras da publicação ‘Território Educativo’. 

“A pandemia nos fez repensar a importância e o futuro das instituições museológicas e queremos estender esse debate ao público. A tecnologia que utilizamos hoje não é nova, mas nesse contexto surgem diferentes apropriações e experimentações, especialmente no meio digital, que impulsionam a atuação dos museus em todo o mundo”, afirma Sara Moreno, diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Visitas virtuais – A programação dos museus municipais na 19ª Semana Nacional de Museus inclui, ainda, a realização de visitas virtuais mediadas a duas exposições, uma roda de conversa e o lançamento de um documentário sobre a Casa do Baile. 

O Museu da Moda promove uma visita virtual 360º à exposição “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil”. A visita terá comentários narrados ao vivo pela curadora Luiza Penna, contextualizando as imagens e peças apresentadas. A mostra conta a história de Alceu Penna a partir de recortes da sua carreira. Mineiro de Curvelo, o artista é figura emblemática do cenário das artes no Brasil e transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade e cenografia, sendo considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. As inscrições para esta visita devem ser feitas através do e-mail [email protected].

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte promove, hoje e amanhça, das 9h às 17h, visitas com mediação on-line à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Trata-se de uma atividade conduzida de forma remota pela equipe do Educativo do Museu, permitindo que os visitantes debatam com os educadores as temáticas ligadas à mostra. A exposição reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. O público deverá agendar a visita com mediação on-line através do e-mail [email protected]

 Já o Museu Histórico Abílio Barreto promove hoje, às 17h, a roda de conversa virtual “Museu, Cidade e Patrimônio”. A partir de imagens de alguns objetos do acervo do Museu, a atividade busca trabalhar as noções de patrimônio cultural, museu, acervo, objeto musealizado e critérios para a guarda, estabelecendo uma linha direta com o universo particular do visitante. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. 

A Fundação Municipal de Cultura promove no próximo sábado, às 14h, o lançamento do documentário “A Casa Museu”. O filme apresenta os dois momentos históricos em que a Casa do Baile foi vocacionada para uma função museológica. A exibição mostra a importância da função museal na recuperação e proteção do patrimônio. O lançamento acontece no canal da FMC no Youtube – www.youtube.com/CanalFMC e integra o Pampulha Território Museus.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas