‘Museus Pampulha’ faz homenagens às mulheres com exposições, atividades formativas e apresentações culturais

Março é sinônimo de luta para as mulheres em todo o mundo. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher e a busca por direitos iguais, os equipamentos culturais da Pampulha lançam um olhar especial para figuras femininas e seus respectivos legados artísticos e culturais que são desdobrados em uma intensa agenda de atividades educativas.
Todas as atrações são gratuitas e integram o projeto “Museus Pampulha”, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
Na sexta-feira (8), no contexto do Dia Internacional da Mulher, das 10h às 18h, a equipe do Educativo da Casa do Baile realiza uma edição especial da mostra “Rostos da Pampulha”, que irá apresentar apenas figuras femininas, em blocos interativos dispostos no Espaço Cobogó. O público ainda poderá conversar com a equipe de mediadores e conhecer melhor algumas personalidades importantes e emblemáticas presentes na história da Pampulha, entre elas: Juracy Guerra, que habitou o espaço que hoje abriga o Museu Casa Kubitschek por muitos anos; Sá Don´Anna, proprietária de terras na Pampulha Velha e figura religiosa; Sara Kubitschek, esposa de Juscelino Kubitschek e reconhecida por promover bailes beneficentes na Casa do Baile; e Mana Coelho, primeira mulher a fotografar os eventos esportivos na Pampulha.
Também no dia 8 de março, às 14h, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove a atividade “Mulheres e o Autismo”, um encontro com Sophia Mendonça, mulher trans autista, e sua mãe, Selma Sueli Silva, mulher autista, para um bate-papo aberto ao público. Elas possuem um canal no Youtube, “O Mundo Autista”, em que falam de suas vivências como mãe e filha que convivem com o transtorno do espectro do autismo e desmistificam mitos, esclarecem dúvidas, conscientizam e trazem informações que visam ao combate do preconceito contra as pessoas autistas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação especial segue com a “Visita mediada – Jardim dos afetos de Dona Juracy, com oficina de carimbaria botânica”, que acontece no dia 9 de março, às 15h, no Museu Casa Kubitschek. Nela, os participantes são convidados a percorrer os jardins que por décadas foram cuidados por dona Juracy Guerra, que habitou por muitos anos a casa modernista que hoje abriga o museu. Serão exploradas as características artísticas, históricas e botânicas do jardim, inspirando os participantes a criarem seus próprios jardins por meio da oficina de carimbos de espécies botânicas. Para participar é necessário inscrição prévia pelo e-mail [email protected].
Oficinas
O Museu de Arte da Pampulha segue com a missão de inclusão e educação aliados à fruição artística promovendo oficinas de formação de educadores. No sábado (9), às 9h, acontece a oficina “Formação para educadores: dispositivos educativos e pedagógicos acessíveis para museus e equipamentos culturais”, com Daniel Herthel.
Nesta atividade formativa, o educativo do Museu de Arte da Pampulha se aprofundará em práticas e dispositivos educativos e pedagógicos acessíveis para museus e equipamentos culturais. Conduzidos por Daniel Hertel, artista que produziu a maquete tátil do MAP (foto), os educadores irão explorar no seu ateliê estratégias inovadoras para tornar a experiência museológica mais inclusiva e enriquecedora e aprimorar suas habilidades pedagógicas.
A atividade será realizada no ateliê de Daniel Hertel, localizado no bairro Sagrada Família. Nela serão apresentadas estratégias inovadoras para tornar a experiência museológica e educacional mais inclusiva e enriquecedora e aprimorar suas habilidades pedagógicas por meio da reflexão a respeito da inclusão e participação de pessoas com deficiência em espaços museais e culturais, a relação museu-escola, a produção de dispositivos educativos e pedagógicos acessíveis como jogos, maquetes táteis, legendas em braille, entre outros. O encontro terá duração de três horas, de 9h às 12h.
No dia 16 de março, às 15h, o projeto Ateliê Pampulha realiza a edição especial “Livro de artistas mulheres”, no Centro de Documentação (Cedoc) do Museu de Arte da Pampulha, localizado atualmente no MCK. Serão explorados aspectos da riqueza da expressão artística feminina através de publicações visuais, destacando a contribuição única de grandes artistas para a cena cultural contemporânea, e os participantes serão convidados a produzir seus próprios livros de artistas por meio de uma oficina. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas