Música, arte e cultura religiosa inspiram Festival de Prados; veja programação

A mistura de ritmos, ritos e crenças tão simbólica da cultura brasileira inspira o 46º Festival de Música de Prados: um dos maiores e mais longevos eventos dedicado à música de concerto do País. Durante 14 dias (de 20 de julho a 2 de agosto), o pequeno município na região do Campo das Vertentes vai se transformar: suas ruas, praças, igrejas e espaços públicos vão abrigar mais de 15 concertos e apresentações e aulas de música de 14 instrumentos voltadas à comunidade. A programação é toda gratuita e vai englobar também Dores de Campos, Coronel Xavier Chaves e Tiradentes.
A partir do tema “A música entre o céu e a terra”, o repertório desta edição homenageia um dos maiores emblemas de Prados: seus laços entre música, arte e cultura religiosa. De acordo com o diretor artístico do festival, o compositor José Calixto Cohon, Prados tem uma vida musical intensa dedicada às liturgias da igreja católica, com orquestra, coro e banda participando ao longo de todo ano das celebrações. Mas a musicalidade vai além: está nos rituais e festejos populares, como congados e reisados. Nas duas escolas de samba e diversos blocos de carnaval, nas retretas da banda, em festejos de boi, serestas românticas nos casarões históricos, na música sertaneja e popular que embalam as festas na praça.
Programação para a comunidade
Dos grandes concertos aos recitais, toda a programação do 46º Festival de Música de Prados é feita para incluir a população da cidade e do seu entorno. Os convidados do evento – quase 30 músicos de renome internacional – conduzem as apresentações, mas também dão aulas de música gratuitas aos moradores. Este ano, o festival recebe nomes como os maestros André Bachur, Adhemar Campos Filho e Paula Castiglioni; e os músicos Luiz Amato, Adriana Holtz, Laiana Oliveira, Luca Raele, Octávio Deluchi, Lucas Vieira, entre outros.

Tão importante quanto o repertório do Festival de Prados, são suas aulas voltadas à comunidade. Este ano, o festival terá um grupo amplo focado em pedagogia musical, e oferecerá aulas de instrumento, coral, teoria musical e musicalização, com professores especializados em piano, sanfona, violino e violino popular, violão, metais, percussão erudita e popular, canto coral e solfejo musical.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Toda a programação e as atualizações para quem for ver e participar das atrações do 46º Festival de Música de Prados podem ser acessados pelo Facebook (liracecilianadeprados) e pelo Instagram @festivaldemusicadeprados.
Ouça a rádio de Minas