Musical estimula imaginação infantil
Uma celebração à arte, ao amor pela cultura e a nossa capacidade de invenção. O musical “Vamos Comprar um Poeta”, inspirado no livro homônimo de Afonso Cruz, fecha a trilogia “Três Histórias de Amor para Crianças”, dirigida por Duda Maia, e composta pelas peças “A Gaiola” e “Contos Partidos de Amor’, que foram um sucesso de público do CCBB BH.
O espetáculo está em cartaz, no Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, até 11 de outubro, com sessões aos sábados e domingos, às 11h e 16h, e segundas-feiras, às 16h. A classificação é livre. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site bb.com.br/cultura. A capacidade do teatro foi reduzida em atendimento às exigências dos protocolos sanitários. Mais informações sobre as normas de funcionamento do CCBB (bb.com.br/cultura).
Vencedor do prêmio APCA, de São Paulo, na categoria Melhor Espetáculo Infantil, e com seis prêmios no CBTIJ (melhor espetáculo, coletivo de atores, direção, cenário, texto adaptado e iluminação), Vamos Comprar um Poeta é dirigido por Duda Maia, com adaptação de Clarice Lissovsky, direção musical de Ricco Viana, e elenco formado por Letícia Medella, Luan Vieira e Sergio Kauffmann.
O musical narra a chegada de um poeta à casa de uma família que mora em lugar fictício. Nesse lar, moram um pai, que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe, que organiza todos os dias os trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o significado das coisas; e um menino, que adora fazer contas. A menina pede aos pais para comprar um poeta. Com a chegada do poeta, a ideia de produtividade dos moradores começa a se transformar.
“Vamos Comprar um Poeta” ensina os pequenos a observar borboletas, compor os próprios poemas e a dar abraços. A montagem cria uma divertida reflexão sobre a nossa capacidade de invenção, a amizade e a despedida, com uma encenação lúdica e dinâmica.
“Vamos Comprar um Poeta” completa a trilogia “Três Histórias de Amor para Crianças”, criada em 2014, e composta pelos musicais “A Gaiola” e “Contos Partidos de Amor’. A iniciativa, da Camaleão Produções Culturais, de Duda Maia, e a Palavra Z Produções Culturais, do produtor Bruno Mariozz, tem como objetivo estimular um diálogo entre crianças e adultos por meio de histórias que celebram o afeto humano.
Inspirado no livro homônimo de Adriana Falcão, o musical “A Gaiola” estreou em 2016, no Rio de Janeiro, e ganhou os prêmios CBTIJ, Botequim Cultural e Zilka Sallaberry, além de ter passado pelas quatro unidades do CCBB, realizado cinco temporadas cariocas, participado de vários festivais e de ter sido apresentado em Cabo Verde e Portugal. A peça conta a história de um passarinho que cai na varanda de uma menina e, enquanto ela cuida dele, os dois se apaixonam. Quando o passarinho fica curado e eles têm que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”.
Já “Contos Partidos de Amor” é inspirado em contos e poemas de Machado de Assis e escrito por Eduardo Rios. O espetáculo estreou em 2018 e ganhou o Prêmio Zilka Sallaberry nas categorias de melhor direção e figurino. Circulou pelas quatro unidades do CCBB e foi encenado em festivais em Portugal, nas cidades de Fundão e Setubal.
Ouça a rádio de Minas