Variedades

“Mutações” estimula a imaginação do público no Festival Teatro em Movimento

As apresentações acontecem no próximo fim de semana no Sesc Palladium, em Belo Horizonte
“Mutações” estimula a imaginação do público no Festival Teatro em Movimento
Crédito: Ale Catan

O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, traz a Belo Horizonte o espetáculo “Mutações”, com Luís Melo, Andréia Nhur e Alex Bartelli. A peça traz um jogo cênico vigoroso, com uma marcante assinatura de encenação, desenvolvida pelo diretor André Guerreiro Lopes. A montagem é um convite a um mergulho profundo na poética e nos ensinamentos filosóficos presentes no oráculo I Ching, a mais consagrada obra milenar oriental, que serviu de inspiração para dramaturgia original de Gabriela Mellão, especialmente desenvolvida para o espetáculo.

As apresentações acontecem no próximo sábado (3), às 20h, e no domingo (31), às 19h, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Os ingressos custam a partir de R$ 21 (meia entrada) e estão disponíveis no link ou na bilheteria do teatro.

A estreia nacional do projeto aconteceu em 7 de julho de 2023, no histórico Teatro Anchieta, em São Paulo. Com todas as suas sessões lotadas, o espetáculo se tornou um sucesso de público e crítica, sendo indicado no mesmo ano ao Prêmio APCA em Dramaturgia, Gabriela Mellão e Ator, Luís Melo; e ao Prêmio Shell em Cenário, Simone Mina e Iluminação, Aline Santini.

A montagem traz para a cena um material raramente explorado teatralmente, além de pouco conhecido do grande público. Mais do que“adaptar” o I Ching, a proposta dramatúrgica é um mergulho vertical em seus princípios e simbologias, criando um espetáculo em nada “folclórico” ou “étnico”, mas sim uma dramaturgia ocidental brasileira profundamente influenciada pelas ideias do material original. Os sentidos são criados por justaposição e colisão de imagens e ritmos, convidando o espectador a participar do jogo com sua própria imaginação. Além do texto falado, todos os elementos cênicos são considerados “dramaturgia”: a ação física dos atores, o espaço, a luz, o som.

Imersão sensorial

A trilha sonora é toda composta pelo diretor musical Federico Puppi. A sonoridade segue os princípios de estranhamento e imersão sensorial, utilizando os recursos de espacialização sonora do teatro.

Com cenografia e figurinos de Simone Mina, o trabalho estético de “Mutações” remete a um espaço simbólico para o desenvolvimento do jogo cênico, permitindo que se materialize a ideia de fluxo: cenário mutável e manipulável pelos atores, uso de elementos da natureza em estados de transição, com o elemento vento como elemento central.

A luz é desenhada por Aline Santini, criando um jogo de opostos de claros e escuros: zonas de penumbra, sombras em movimento, explosões de luz e claridade, criando efeitos de ilusão, tridimensionalidade e rápidas mudanças visuais.

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte ,que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 280 repertórios, que somam mais de 800 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 402 mil pessoas. Em 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas