Tradicional ‘Natal da Mineiridade’ receberá 800 atrações em 450 municípios

Com uma programação descentralizada que vai de 29 de novembro a 6 de janeiro de 2025, o Natal da Mineiridade promete entregar o encantamento do Natal a 450 municípios do Estado, com 800 atrações culturais – cerca de 30% a mais que no ano anterior.
Realizado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), toda a programação, que já faz parte do calendário oficial do Estado, também gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no País.
“Minas está intensificando os seus investimentos para fomentar o Natal em diversos destinos mineiros. Nós queremos continuar esse crescimento forte e nos consolidar cada vez projetando Minas Gerais mais como um dos principais destinos turísticos também no Natal”, informa a Secretária do Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza.

A expectativa é que o período tenha uma movimentação turística em todo o Estado de aproximadamente 4 milhões de pessoas, frente aos 3,2 milhões registrados em 2023. Já no setor hoteleiro, o turismo pode atingir um nível de ocupação de 80%.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O movimento pelas cidades mineiras é tamanho que, somente no ano passado, as celebrações em Belo Horizonte injetaram R$ 2,5 bilhões na economia local.
Iluminação especial e programação do Natal da Mineiridade 2024
Em toda a programação estão previstas apresentações de cantadas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança, além da tradicional iluminação natalina em Belo Horizonte e nas cidades do interior, culminando com as festividades de Santos Reis, em que manifestação da religiosidade popular ocorre em vários pontos de Minas.
Os investimentos na iniciativa chegam a R$ 10 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2024, o projeto de iluminação da Praça da Liberdade e de edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de publicidade turística.

Portal Minas Gerais abre cadastro para eventos culturais
Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas, o qual é realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.
A atualização do portfólio é diária, a partir das informações cadastradas pelos próprios municípios no portal Minas Gerais. No site, o visitante poderá conferir o local, o horário dos eventos e atrações, bem como obter dicas para viajar e aproveitar o Natal nos destinos mineiros.
Neste ano, o Cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas, iniciativa organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, também será feito no portal Minas Gerais. A ação contribui para a salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural do estado desde 2017.
Como será a programação de Natal na Praça da Liberdade?
Previsto para ser inaugurado no dia 29 de novembro, o acendimento da iluminação cênica da Praça da Liberdade ocorrerá às 18h, sendo assinada pelos organizadores da Festa da Luz.

A abertura terá também apresentações do Coral Black to Black, com 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel em um automóvel. Ele receberá o público no Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal, onde estará localizado o trono do Papai Novel, ambientes com artesanato mineiro, cenário temático em que terá um acervo de 5 mil mini papais-noéis, além de um espaço gastronômico com food trucks e um presépio de 2 metros de altura em que os personagens bíblicos foram projetados por artesãs mineiras.
Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha.
A disposição dos elementos é inspirada na suntuosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do Estado. Entre os destaques estão os sinos modelados com lâmpadas de Natal, em que dentro deles serão emitidos sons de badaladas das mais tradicionais igrejas barrocas do Estado.
Como parte da programação, no dia 2 de dezembro, aniversário de 301 anos de Minas Gerais, e em 12 de dezembro, aniversário de 127 anos da capital mineira, shows, apresentação de grupos e bandas musicais estão previstas para acontecer na praça. Já na véspera de Natal, em 24 de dezembro, um cortejo natalino seguirá com a imagem do Menino Jesus rumo à Igreja da Boa Viagem para uma Missa.
Ouça a rádio de Minas