Variedades

Natal da Mineiridade terá mais de 600 atrações em 450 cidades

Cerca de R$ 18 milhões foram investidos para a realização do evento
Natal da Mineiridade terá mais de 600 atrações em 450 cidades
Mais de 600 atrações estarão presentes em 450 municípios de Minas | Crédito: Leo Bicalho/Secult

Com uma programação intensa que vai de 2 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, o Natal da Mineiridade promete levar a magia da data festiva a 450 municípios do Estado, o dobro do número de participantes em 2022. Realizado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), o evento, que já faz parte do calendário oficial do Estado, também gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no País.

A expectativa é que o período registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. E os hotéis devem atingir um nível de ocupação de 80% nas celebrações

Para concretizar os números, os investimentos na iniciativa chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.

Serão, ao todo, 600 eventos que prometem reforçar a cultura, a hospitalidade, a fé, as tradições e os costumes do povo mineiro em espetáculos teatrais e de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, inaugurações de presépios e manifestações religiosas por grande parte de Minas Gerais. Na capital mineira, as agendas acontecerão na Praça da Liberdade, no Palácio da Liberdade e nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a ação foi planejada para ligar todas as regiões do Estado, incentivar a cultura e fomentar a economia. “Operadoras já estão vendendo pacotes para o Natal em todo o Estado e de forma muito especial naqueles municípios mais tradicionais. E junto com Minas Gerais, BH se consolida nesse grande nicho, que faltava nessa época do ano para lotar os hotéis”, avalia.

natal da mineiridade
Secretário de Estado de Cultura e Turismo diz que Operadoras já estão vendendo pacotes para o Natal em todo o Estado |
Crédito: Leo Bicalho/Secult

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) retornou mais uma vez como parceira do Natal da Mineiridade, com o planejamento de projetos que integram o programa. “A CDL atua em BH, mas estamos dialogando com as 209 CDLs que estão no interior para que elas também fomentem cada vez mais o Natal em suas cidades. O Natal da Mineiridade potencializa o pequeno, o médio e o grande empreendedor, gerando desenvolvimento econômico no estado”, destacou o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

O evento ainda tem patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), auxílio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

Atrações em BH

A Praça da Liberdade receberá um projeto guiado em cinco pilares: Alma; Alameda Travessia; Artes; Ciências; e História. O coreto da praça será transformado na Casa do Papai Noel, um espaço com iluminações especiais e atração de neve que ocorrerá a cada meia hora.

O Palácio da Liberdade será o local de uma árvore de natal que será colocada ao lado do prédio, que estará junto a um painel de tecido que retrata o nascimento de Jesus Cristo. O equipamento vai estar aberto para o público durante o todo período.

natal da mineiridade
Crédito: Leo Bicalho/Secult

A iluminação natalina vai enfeitar não só o palácio e a praça, mas também os prédios da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), do Palácio das Artes, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Rainha da Sucata e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas