Natal da Mineiridade promete atrair ainda mais turistas a Tiradentes

A cidade histórica, Tiradentes, na região Central de Minas, já está com as ruas iluminadas para festejar o Natal. O aconchegante destino turístico, que fica a 2h30 da capital mineira, recebe a magia natalina na 5º Edição do Natal Mineiridade. O evento, que começou no dia 1º de novembro, tem programações previstas para o restante do ano e início de janeiro, com término previsto para o dia 06.
O Natal Mineiridade acontece nos principais pontos turísticos do município, eleito como um dos melhores destinos turísticos do mundo pelo ranking Traveller’s Choice Best of the Best 2023. A programação diversificada conta com cantatas de Natal, concertos, gastronomia típica, cortejos natalinos, coreto musical e casa do Papai Noel.
As maravilhosas cenas natalinas com fundo musical não ficam de fora e estampam a fachada da Capela Bom Jesus da Pobreza, no Largo das Forras. “Tudo isso com uma pitada de mineiridade. As janelas de Tiradentes se abrem para a cultura todos os dias, porque Tiradentes é berço histórico-cultural de Minas Gerais. Nossa história está diretamente atrelada com o crescimento do Estado e no Natal não seria diferente, união e força conjunta para que seja possível fazer acontecer”, ressalta o executivo da Luth Produções, Luíz César Costa.
A produtora do evento, Elizabeth Cruz, comenta do crescimento do Natal de Tiradentes e como é importante o trabalho coletivo, trabalho este que parte especialmente das mãos de quem vive ou convive pelas ladeiras da cidade histórica. Isso porque, neste ano, a produção do evento decidiu priorizar ainda mais os artistas, artesãos e trabalhadores locais para desenvolver todo o projeto e trazer magia ao Natal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O povo daqui nasce com a mão na massa, quase que literalmente. Então utilizamos deste talento e vontade de criar para colocarmos na prática um pedacinho de Tiradentes dentro do evento. Afinal, um lugar não tem identidade melhor do que seu próprio povo e temos certeza que desta forma será possível transcrever a própria cidade como protagonista desta história”, complementa a produtora.
Além disso, o Natal Tiradentes criou uma parceria com o Centro de Educação Municipal, para que as crianças possam ser personagens de narrativas especiais e confecção de guirlandas. Para cativar ainda mais os turistas, a Maria Fumaça, um dos atrativos mais procurados na região, terá viagens noturnas durante o período. O trajeto da locomotiva liga à cidade de São João Del-Rei, num passeio de cerca de 45 minutos pelos vales da Serra de São José.
“A comunidade já está muito envolvida e ansiosa para a chegada do Natal, o tiradentino é bem tradicional quanto a hospitalidade mineira e se organiza para acolher a todos de uma forma cativante. Quando chegamos nesta época do ano, que traz consigo um pouco mais de fraternidade, aí é que o ‘trem’ fica ainda mais carismático”, convida Luís César.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas