Natal da Mineiridade vai unir todas as regiões

Enfim, o Natal que, segundo o secretário Leônidas da Silva, é o suprassumo “sobre o ensino a respeito de Deus e do seu relacionamento com a humanidade, expressão de fé, elemento central da mineiridade”. O Natal da Mineiridade, em sua terceira edição, vai unir todas as regiões de Minas Gerais em uma programação que vai unir cultura, turismo e fé, com as tradicionais cantatas natalinas, por exemplo.
Por último, mas tão importante quanto todo o projeto, aponta Oliveira, está a transversalidade da cultura, com o turismo e, especificamente, o turismo da fé, grande potência em Minas. E o grande exemplo é o próprio Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Há que ser valorizado como centro de fé e peregrinação, o primeiro de Minas Gerais. (Com informações da Secult-MG)
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Museu de História Natural reabre nesta quarta
O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG será reaberto nesta quarta-feira (10) para visitação. A entrada é gratuita e não requer agendamento prévio. O museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, no bairro Santa Inês. Uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte, com 600 mil metros quadrados, o espaço pode ser frequentado de quarta a sábado, das 8h30 às 16h (com horário limite para saída às 17h).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Há exposições em cartaz no MHNJB sobre temas diversos: orquídeas, plantas medicinais, arqueologia, entre outras. Uma das novidades é um meliponário, espaço destinado à criação e ao cultivo de abelhas sem ferrão, que estão sob ameaça em razão dos desmatamentos, das queimadas e do uso indiscriminado de agrotóxicos.
“O Fundo Invisível da Lagoa”
A escritora mineira Rafaela S. Polanczyk lança seu oitavo livro “O Fundo Invisível da Lagoa”, aproveitando o cartão-postal da capital mineira, a Lagoa da Pampulha, para alertar sobre a necessidade de manter o debate em relação às questões socioambientais. O lançamento dessa obra de fantasia, que sai pela Literíssima Editora com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, será nesta sexta-feira (12), às 18 horas, na livraria Leitura (Pátio Savassi) e, no sábado (13), às 11 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A história convida o leitor a um mergulho na lagoa e nas questões envolvendo a poluição aquática. Rafaela S. Polanczyk está desenvolvendo seu doutorado na Alemanha e alerta que o problema é recorrente em grandes cidades mundiais, sendo essencial conversar sobre a situação em todos os âmbitos sociais para promover mudanças de maneira concreta.
Festa Francesa vem aí
Uma das mais tradicionais festas de rua de Belo Horizonte chega a sua 23ª edição. Neste sábado (13), a Festa Francesa traz feira ao ar livre, comidas típicas, festival de vinhos, espaço kids e muita música, com entrada gratuita.
A extensa programação, que vai das 10h às 22h, acontece na Praça Mendes Júnior (ao lado do Palácio da Liberdade e da Casa Fiat de Cultura) onde o público poderá fazer uma verdadeira viagem pelos sabores e pela cultura da França, misturando-se à cultura mineira e brasileira.
Os bons vinhos também estão garantidos na Festa Francesa da capital mineira. No Festival de Vinhos, o público pode experimentar diversos rótulos do país.
Ouça a rádio de Minas