Variedades

Natal de Ouro Preto prevê atrair 90 mil turistas

Programação na cidade histórica mistura cultura e fé, sendo integrante do Natal da Mineiridade
Natal de Ouro Preto prevê atrair 90 mil turistas
Árvore de Natal na Praça Tiradentes tem 22 metros de altura | Crédito: Divulgação Ane Souz

A histórica Ouro Preto está mais encantadora do que nunca para este Natal e Ano Novo. Subir e descer as ladeiras nesta época está sendo mais prazeroso para o turista e também para quem mora na cidade. O Natal de Ouro Preto conta com atrações artísticas com mais de 1 milhão de pontos de luz distribuídos juntamente com a árvore de 22 metros de altura – a maior dos municípios históricos – em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes.

A decoração deste ano quis valorizar as janelas e sacadas de Ouro Preto, explica o secretário de Turismo e Cultura, Flávio Malta. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e, por isso, nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na Praça Tiradentes, a árvore de Natal é para simbolizar que Ouro Preto é, sim, um dos mais importantes destinos de Natal”, completa Malta. A previsão é de que 90 mil turistas se encantem andando pela cidade até o dia 6 de janeiro de 2025.

Natal em Ouro Preto
Há iluminação e árvores natalinas por todo o centro histórico | Crédito: Divulgação Ane Souz

Ouro Preto resplandece com suas construções históricas e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas. Para o coordenador do evento, Gilson Martins, da Holofote Cultural, diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história com o belíssimo cenário. “A cidade é patrimônio mundial cultural e, por isso, precisa ter um carinho especial em combinar a iluminação natalina com o cenário histórico. O Natal de Ouro Preto não apenas enriquece a oferta cultural da cidade, mas impulsiona a economia local e promove a preservação e valorização das tradições e do artesanato regional”, ressalta.

Cultura e fé

A programação mistura cultura e fé, sendo integrante do Natal da Mineiridade, com tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade, cortejos natalinos e até uma pitada do carnaval, com a apresentação do bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Decoração de Natal em Ouro Preto
Construções históricas estão repletas de luzes retratando o ciclo do ouro | Crédito: Divulgação Ane Souz

Outro ponto de destaque é a projeção mapeada (video mapping) na fachada da Igreja São Francisco de Assis todas as sextas-feiras e sábados, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de Luz e História. A igreja é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do mestre Aleijadinho (1730-1814).

Economia local

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, o objetivo é que o período festivo aqueça ainda mais a economia local. “Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento natalino que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (Pade), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração”, explica.

O Natal de Ouro Preto 2024 – Luz e história – é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto e empresas parceiras.

Quem está pensando em ir a Ouro Preto, é só acompanhar a programação completa pelo site. (Com informações da Prefeitura de Ouro Preto)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas