Variedades

Nívea Maria é a estrela de “Ensina-me a Viver”

Nívea Maria é a estrela de “Ensina-me a Viver”
Crédito: Jonatas Marques

Grande sucesso do cinema e teatro, “Ensina-me a Viver” volta aos palcos em nova montagem, trazendo a atriz Nívea Maria, que celebra 60 anos de carreira. Com texto de Colin Higgins, tradução de Millôr Fernandes e direção e adaptação de João Falcão, o espetáculo é baseado no filme “Harold e Maude” (1971), e conta a história do improvável encontro e paixão entre Harold, um “senhor de quase 20 anos”, solitário e obcecado pela morte, e Maude, uma “menina de quase 80 anos”, livre e apaixonada pela vida.

Nívea Maria dá vida à personagem, vivida nas montagens anteriores por Glória Menezes. No elenco, também estão Arlindo Lopes, Susana Ribeiro, Fernanda de Freitas, Luciano Bortoluzzi, Carol Dezani, Franz Granja, Walisson Machado e Priscila Alcebíades. O espetáculo será apresentado hoje e amanhã, às 20h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. A classificação é de 14 anos e os ingressos custam R$ 75,00 (inteira) e R$ 37,50 (meia), com venda pela Sympla.

Solitário e atormentado, Harold (Arlindo Lopes) vive com uma mãe indiferente e autoritária (Susana Ribeiro), sem qualquer troca afetiva. Atormentado, tenta chamar atenção simulando tragicômicas tentativas de suicídio. O jovem tem mania de visitar cemitérios e, numa dessas idas, conhece Maude (Nívea Maria), uma quase octogenária, livre e apaixonada pela vida que aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. É um encontro inusitado e improvável, mas a sintonia é imediata. Maude abre para Harold um mundo de prazeres, alegria e liberdade.

“Alguns pontos que o texto levanta são mais relevantes ainda nos dias de hoje. É uma peça que fala sobre viver, sobre generosidade e tolerância com as diferenças. Estamos num momento em que ela é ainda mais oportuna. Estamos falando de humanidade, é uma peça pró-vida”, diz o diretor João Falcão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Como dito no texto pela octogenária Maude: “o teatro não se deixa guardar”. “Ensina-me a viver” inevitavelmente pediu para voltar aos palcos. Assim, João Falcão e Arlindo Lopes, se reuniram para escolher uma nova intérprete para Maude. Veio a certeza de que a grande atriz Nívea Maria seria perfeita para o papel. Desse encontro feliz surge uma nova parceria, onde Nívea Maria traz para o espetáculo toda a beleza, liberdade e humor que a personagem tanto defende. “Uma grande atriz para uma grande personagem”. “Tivemos a Glória nas montagens anteriores, e agora a Nívea, ambas atrizes icônicas, experientes, que estão no nosso imaginário desde sempre, as duas se misturam com a própria história da nossa TV. Mas a peça está diferente, porque Nívea é uma Maude diferente. O espetáculo muda com a presença dela”, sublinha João Falcão sobre a nova Maude.

Para Nívea Maria, “Ensina-me a viver” chegou no momento certo e oportuno da sua vida, como artista e pessoa. “Tenho nas mãos um personagem riquíssimo de força e positividade. Para mim, como mulher, representa como eu muitas vezes me comportei na minha vida – com esperança de que as coisas dessem certo. E ela tem um humor que – poucas pessoas conhecem – eu tenho também. Então me identifico demais. Estou muito feliz por representar uma mulher de quase 80 anos que, apesar das dificuldades impostas pela sociedade, mostra caminhos e soluções. Eu também estou chegando aos 80 com alegria e energia de criar. A missão que eu escolhi há 60 anos atrás, continuo realizando. Acho então que tenho que comemorar pois este é um momento muito importante da minha vida”, diz a atriz.

 “Ensina-me a viver” chegou ao Brasil pelo ator e produtor Arlindo Lopes, que se encantou pela história e comprou os direitos autorais do texto, há mais de 20 anos. Apesar do grande número de concorrentes aos direitos, entre eles atrizes e atores consagrados e produtores experientes, Arlindo, então um jovem em seus 20 e poucos anos, foi quem conseguiu obtê-los, levando adiante o sonho de viver Harold ao lado de uma grande Maude, interpreta pela atriz Gloria Menezes, que veio a tornar-se sua sócia e amiga até hoje.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas