Noite Internacional de Observação da Lua é neste sábado; saiba mais

Por milênios, povos ao redor de todo o planeta encontraram no astro mais próximo da Terra beleza, encantamento e conexão com o divino. Os antigos incas do Peru, por exemplo, adoravam a Lua como a deusa Mama Quilla, assim como os gregos, que reconheciam no céu Selene, irmã do deus-Sol, que percorria o firmamento todas as noites com sua carruagem. Passadas de geração em geração, histórias das mais diversas buscavam explicar fenômenos como as fases deste satélite, eclipses e seu movimento aparente no céu.
Segundo a doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, Nathalia Fonseca, “por ser o maior e mais brilhante objeto no céu noturno, a Lua teve, desde os primórdios, uma grande influência na história humana, protagonizando narrativas que carregam valores e crenças”. O ato de observá-la possibilitou, também, a construção de saberes astronômicos e científicos que contribuíram para que a espécie humana se espalhasse e se fixasse por todo o globo, desenvolvendo formas de se relacionar com o ambiente.
Para celebrar este astro tão significativo para a humanidade, inspiração de músicas, poemas e lendas, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) promove a Noite Internacional de Observação da Lua, um evento global realizado anualmente, sempre em setembro ou outubro e quando ela está próxima do quarto crescente, melhor fase para visualização do astro no início da noite. Neste sábado (14), pessoas de todo o mundo se reúnem para observar, compreender e apreciar o satélite natural da Terra!
O Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade, vai participar da comemoração com atividades para todas as idades, que mesclam diversão e aprendizado sobre a Lua, o cosmos e a exploração planetária. A programação gratuita se inicia com uma oficina sobre os fenômenos relacionados ao satélite, às 15h (com ingressos emitidos 2h antes da atividade e 15 vagas), depois tem karaokê temático e observação celeste no Terraço Astronômico, de 19h às 20h45.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ainda, por até R$14 (inteira), o público pode participar de uma sessão comentada no planetário que vai tratar da relação da Lua com as constelações do Zodíaco. Essa programação é às 18h e tem duração de 40 minutos.
Para a observação no Terraço Astronômico – que promete ser o “quente” da noite – serão distribuídas gratuitamente 105 senhas pela plataforma Sympla a partir de 17h30, no dia da atividade mesmo. Ingressos no site.
Ouça a rádio de Minas