Variedades

9ª edição do Noturno nos Museus vai ter 24 espaços abertos para o público em BH

Visitantes poderão desfrutar de uma ampla programação com 45 atividades culturais
9ª edição do Noturno nos Museus vai ter 24 espaços abertos para o público em BH
Museu da Moda, na rua da Bahia, no Centro de BH, é um dos que participa do evento | Crédito: Amira Hissa / PBH

O Noturno nos Museus já está consolidado no calendário cultural de Belo Horizonte. O evento chega à sua 9ª edição e será realizado nesta sexta-feira (6), reunindo 24 espaços culturais, entre públicos e privados. Todos estarão abertos das 18h às 23h, com uma programação especial, oferecendo uma experiência única aos visitantes.

Nesta edição, o público poderá desfrutar de uma ampla programação com 45 atividades culturais, incluindo exposições com visitas guiadas, apresentações musicais, dança, performances, vídeos, oficinas e outras atrações. Toda a programação é gratuita, exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares. O público terá transporte gratuito para circular entre os museus e instituições participantes.

A programação completa do Noturno nos Museus 2024, bem como os roteiros do transporte gratuito, podem ser consultados no Portal Belo Horizonte. O evento integra a programação especial em comemoração aos 127 anos da Capital.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o evento conta, neste ano, com a parceria da OSC Viaduto das Artes. O Noturno nos Museus tem como objetivo proporcionar novas formas de vivenciar e apreciar os espaços culturais e seus acervos, ampliar os horários de visitação para alcançar novos públicos e criar experiências inovadoras na relação entre os cidadãos e os museus da cidade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Roteiros

Para facilitar a locomoção do público e incentivar visitas a diversos espaços em uma única noite, o transporte gratuito do Noturno nos Museus é oferecido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

Serão disponibilizados roteiros estratégicos com vans circulando entre o Centro de BH e a Pampulha, ao longo da orla da Lagoa e no hipercentro. As vans operam continuamente até o fim do evento e estão sujeitas à lotação.

Integração

O que torna o Noturno nos Museus ainda mais especial, segundo a organização, é a integração entre as diversas instituições e espaços culturais públicos e privados que abrem suas portas para o evento. O Palácio das Artes, por exemplo, participa da ação com três exposições, das 18h às 22h: “Yará Tupynamba, Paisagens da Alma Mineira”, “Quando atitudes se tornam escola” e “Cientistas e Alquimistas”.

Na Casa Fiat de Cultura, o público poderá conferir, entre outras atrações, o 10º Presépio Colaborativo, que neste ano está ambientado em um cafezal com cerca de 50 árvores, produzidas a partir de materiais recicláveis, criando uma atmosfera do início da imigração italiana no Brasil.

No Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, a programação inclui o teaser da nova exposição “Fenômeno Humano” (18h às 22h); visitas mediadas pelo acervo e sessões no Planetário (19h, 20h e 21h) com trilha ao vivo do Grupo de Câmara da PUC Minas. Às 20h, o Quarteto de Cordas faz uma apresentação especial no 1º andar, e, das 18h30 às 22h, ocorre a observação de corpos celestes com telescópios no 3º andar. As atividades são para todas as idades e gratuitas, com exceção das sessões do Planetário às 20h e 21h.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas