Nova Lima celebra 324 anos com passeios turísticos gratuitos de jardineira

Para celebrar seu aniversário de 324 anos, ocorrido no último dia 5 de fevereiro, Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), terá passeios de jardineira gratuito, passando pelos principais pontos turísticos da cidade. O trajeto, promovido pela Vale, acontece neste domingo (9).
O passeio terá início na Praça Bernardino de Lima, onde se encontram importantes construções da história da cidade, como a Matriz Nossa Senhora do Pilar, o Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, a Câmara Municipal e outras no entorno da praça.
Em seguida, a jardineira segue em direção à Rodoviária Municipal, à Casa Aristides, Praça dos Mineiros, Bicame, Casario da Rua Santa Cruz, avenida Rio Branco e outros pontos turísticos de Nova Lima, finalizando o passeio de volta no mesmo local de início, a Praça Bernardino de Lima.

Como participar do passeio de jardineira
No total, serão oferecidos 10 passeios gratuitos, com cerca de 45 minutos de duração cada, partindo de hora em hora da Praça Bernardino de Lima, das 9h às 19h, no dia 9 de fevereiro. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo Sympla.
História de Nova Lima
A história de Nova Lima, que hoje possui mais de 111 mil habitantes, começa no século XVIII com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, atrás da fama da região e em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso. As informações da prefeitura da cidade.
Inicialmente, a cidade foi denominada Campos de Congonhas e, com a expansão do ouro e a chegada dos mineiros para trabalharem nas minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro.
Mais tarde, tornou-se distrito subordinado ao município de Sabará e recebeu o nome de Congonhas de Sabará. Em 1893, o povoado de Congonhas de Sabará foi denominado Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Antônio Augusto de Lima, nascido na cidade e que foi presidente de Minas Gerais em 1891.
Em 1923, a cidade, finalmente, recebeu o nome de Nova Lima, município com 428.449 km² de extensão, sendo cerca de 70% de áreas preservadas, dos biomas Mata Atlântica em transição para o Cerrado.
Atualmente, Nova Lima destaca-se pela diversificação econômica, inovação e qualificação da população. Com raízes na extração mineral, a cidade investe em sustentabilidade e preservação ambiental, conciliando desenvolvimento econômico com a valorização de suas riquezas naturais e culturais.
Ouça a rádio de Minas