Variedades

“O Método Grönholm” desembarca na Capital

Em BH, “O Método Grönholm” será apresentado no próximo sábado (19), às 21h, e no domingo (20), às 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium
“O Método Grönholm” desembarca na Capital
A peça é inspirada na aclamada obra escrita em 2002 pelo catalão Jordi Galcerán | Crédito: Divulgação/João Caldas

Até onde você é capaz de ir na disputa pelo emprego dos sonhos? É essa provocação cheia de ironia que os diretores Lázaro Ramos e Tatiana Tiburcio fazem ao público na comédia “O Método Grönholm”, que, depois de temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro, com duas indicações ao Prêmio Shell, inicia turnê pelas principais cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, a peça será apresentada no próximo sábado (19), às 21h, e no domingo (20), às 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro).

Quatro candidatos a uma vaga de executivo de uma multinacional se encontram para a fase final de testes seletivos. Enquanto aguardam, descobrem que estão sendo observados e que, na verdade, o teste já começou. Ao decorrer do tempo, vão sendo enviadas provas para que eles realizem em conjunto. A disputa vai ficando acirrada ao passo em que eles avançam. A competição é inevitável e expõe a verdadeira natureza de cada participante. “O Método Grönholm” é uma peça de diálogos extremamente inteligentes e ágeis, que explora o humor a partir do quão ridículo pode ser o ser humano em um ambiente competitivo.

No elenco, Luis Lobianco, Raphael Logam, George Sauma e Anna Sophia Folch vivem a irresistível história de quatro executivos ambiciosos que disputam uma única vaga de emprego. Confinados em uma sala e observados como que em um reality, eles são submetidos a provas pouco convencionais. A um passo de alcançarem a tão desejada posição, eles vão sendo envolvidos em situações tão surpreendentes quanto constrangedoras, sempre recheadas de revelações. À medida em que se envolvem com o jogo, a verdadeira natureza de cada participante é exposta. Em clima de crescente tensão e recheada de humor ácido e ironia, o espetáculo traz diversas reviravoltas, despistando o público e revelando o lado mais ridículo do ser humano.

Este é o mote da aclamada obra escrita em 2002 pelo catalão Jordi Galcerán, que, de forma muito inteligente e divertida, conta as dificuldades que muita gente enfrenta na busca por uma boa vaga de trabalho e tudo aquilo que as pessoas fazem para conseguir seus objetivos. A comédia é um sucesso ao redor do mundo há 20 anos, tendo originado o filme espanhol “El Método”, dirigido por Marcelo Piñeyro, em 2005, e lançado no Brasil com o título “O que você Faria?”. 

“O texto do Jordi Galcerán fala sobre métodos pouco ortodoxos para selecionar um profissional para uma empresa, fazendo deliciosas provocações sobre os comportamentos reais das pessoas em momentos como este, em que um processo de seleção vira um combate. Assim que o grupo se reúne para a avaliação, aparece a informação de que um deles é um funcionário infiltrado na empresa”, adianta o diretor Lázaro Ramos, que, em 2007, encarnou um dos candidatos da primeira versão brasileira do espetáculo, ao lado Taís Araújo, Ângelo Paes Leme e Edmilson Barros.

O fictício Método Grönholm, imaginado por Galcerán, consiste em um rígido processo de seleção do perfil mais adequado a uma vaga de emprego, fazendo com que os próprios candidatos que foram selecionados para a última fase eliminem quem eles mesmos julgam como menos aptos à função. Confinados por vontade própria em um ambiente controlado, os candidatos devem obedecer a instruções e encarar desafios, idealizados de modo a que surjam conflitos e desconfianças entre o grupo, ao mesmo tempo em que segredos sejam revelados.

Com mais de 30 espetáculos como ator, Lázaro Ramos reitera com “O Método Grönholm” sua paixão também pela direção. No teatro já assinou as peças “Antes do Ano Que Vem” (estrelada por Mariana Xavier), “Namíbia, Não”, “Campos de Batalha”, “O Jornal” e “O Topo Da Montanha”. No cinema, Lázaro dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção “Medida Provisória” e, ao lado de Thiago Gomes, o documentário “Bando, Um filme De:”, sobre o Bando do Teatro Olodum.

Na codireção de “O Método Grönholm” está a atriz, preparadora de elenco e diretora Tatiana Tiburcio que tem no currículo três novelas na Rede Globo, cinco peças, uma indicação ao Prêmio Shell de melhor atriz, além de trabalhos como pesquisadora e diretora de TV, teatro e cinema.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas