ONG ajuda jovens em início de carreira

Conseguir uma vaga e trilhar carreira no mercado de trabalho no Brasil, onde as empresas reduzem o quadro de funcionários devido à crise econômica, é tarefa nada fácil. Imagina para jovens de baixa renda, sem qualificação, com pouca escolaridade e sem a orientação necessária da família?
Desde 2014, a Associação dos Amigos da Educação (Amici), ONG sem fins lucrativos, abraça a missão de orientar, descobrir potencialidades e encaminhar adolescentes para o mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas. Ao longo desses anos, 247 jovens foram encaminhados pela associação para empregos em corporações ou tiveram potenciais descobertos, tornando-se empreendedores. A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, no entanto, aumenta os desafios da ONG de levar luz aos jovens em caminhos tão sombrios.
“As maiores dificuldades neste cenário de pandemia são fechar parcerias, ministrar aulas remotas, uma vez que a maioria dos jovens não está acostumada ao formato de educação a distância,” enumera o coordenador administrativo da Amici, Wallisson Alexandrino da Silva. Hoje, aproximadamente 7 mil jovens, com idades entre 14 e 22 anos, estão cadastrados na Amici à espera de uma oportunidade. As empresas interessadas podem entrar em contato com a Amici, basta estarem estruturadas e dispostas a oferecer trabalho que possa gerar aprendizado aos jovens.
Hoje, são 50 empresas parceiras cadastradas. A cartela inclui corporações de pequeno, médio e grandes portes em diversas áreas, entre elas engenharia; alimentação (supermercados, padarias e confeitarias); informática; saúde (maternidade); veículos; consultoria; call center; e serviços: distribuidoras e especializadas em demolição etc. Figuram entre parceiros uma respeitada e conhecida fábrica de pães e uma mineradora multinacional. Os jovens são contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Depois da inscrição no site ONG, os candidatos são orientados por meio de palestras sobre a realidade do mercado de trabalho. Eles recebem informações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, além de dicas de cursos para melhorar a qualificação. Atualmente, 120 jovens estão inseridos no mercado de trabalho por meio da Amici. Empresas interessadas em ser parceiras da Amici podem entrar em contato com o coordenador pedagógico, Milton Almeida, WhatsApp (31)97532-0947.
Ouça a rádio de Minas