Orquestra Filarmônica faz concertos gratuitos no interior

O Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta nesta sexta-feira (2) em Nova Lima, no Espaço Cultural Piero Garzón Henrique, às 20h, e no sábado (3), na cidade de Itabirito, na Praça do Centenário, às 20h. Os músicos levam ao público obras brasileiras e internacionais, através da potente combinação dos naipes de metais e percussão.
As apresentações destacam grandes clássicos do repertório sinfônico brasileiro, como “O Trenzinho do Caipira” e “Cantilena” de Villa-Lobos, “Para Lennon e McCartney”, de Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant, além de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.
Também fazem parte do repertório “Fanfarra para o homem comum”, de Coplan; “Suíte Pop”, de Arthur Frackenpohl; “Um londrino em Nova York”, de Jim Parker, e “Suíte Cats”, de Chris Hazell.
As apresentações são gratuitas e contam com uma formação inusitada de 13 músicos no palco e arranjos autorais. Estes concertos terão interpretação em Libras e fazem parte do projeto Turnê Estadual da Filarmônica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Central de Reciclagem Criativa
Neste sábado (3), o Projeto Central de Reciclagem Criativa realiza a palestra Papo Reto, a partir das 10h, na loja Léo Piló, no Mercado Novo, no Centro. Leo Piló, artista visual e curador do projeto, fará a palestra de abertura do encontro que também terá a participação de Alfredo Souza Matos, diretor da Asmare, falando sobre “Inclusão social e conscientização ambiental“. Além das conversas, o público poderá participar de oficina de isografia, visitar exposição de fotografias que retratam o cotidiano de catadores, conferir a Feira Eco Ações e ainda levar mudas de plantas para casa. O evento é gratuito.
A oficina de isografia é às 16h com o professor Betho Freitas, que pretende deixar os participantes mais próximos da técnica de impressão que utiliza placas de isopor como matriz. A Feira Eco Ações conta com produtos e peças feitas por um coletivo de artistas a partir de materiais recicláveis.
“A Barbearia”
O espetáculo “A Barbearia” reestreia em Contagem neste fim de semana. A peça, cujo objetivo é apresentar ao espectador a importância de sair da posição de submissão, será nesta sexta-feira (2), na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 1, Centro), às 19h. No sábado (3), é no Espaço Céu das Artes (rua Magnólia, 100, Arvoredo). Tem espetáculo também no dia 17 de agosto.
A Barbearia” é inspirada na obra “Dizer Sim”, que foi escrita em 1974 pela autora argentina Griselda Gambaro, durante a ditadura militar na Argentina. A adaptação é assinada pelo produtor teatral Leandro Porto. A entrada é gratuita.
Ouça a rádio de Minas